Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Exposição o “Fumo dos Dias” pode ser visitada até 30 de setembro

Está patente ao público na Biblioteca Municipal de Arcos de Valdevez até dia 30 de setembro, a exposição o Fumo dos Dias, da autoria de Luís Carvalhido, fotógrafo vianense há vários anos a residir em Barcelos.


Exposição o “Fumo dos Dias” pode ser visitada até 30 de setembro

Trata-se de uma exposição de fotografia resultado de uma convivência de oito meses com a comunidade cigana de Fornelos, concelho de Barcelos, e mostra retratos da realidade que lá se vive. Uma realidade chocante de seres humanos que vivem em condições degradantes e de enorme privação, submersos num clima de vulnerabilidade e de crescente incerteza quanto ao seu futuro.


Inicialmente, Luís Carvalhido não tinha como objetivo fazer qualquer abordagem antropológica ou sociológica ao fenómeno, pois o fim era puramente estético. Contudo, e com o passar do tempo, o fotógrafo viu-se totalmente envolvido na “questão cigana”. Foram oito meses de uma quase cumplicidade com uma comunidade que nem sempre se mostrou recetiva. A sensibilidade e persistência do autor acabaram por resultar na obra O Fumo dos Dias, um trabalho que vai muito além da fotografia, oferecendo um retrato cru de um quotidiano que rebate estereótipos.


Com um olhar fundado no fotojornalismo, Luís Carvalhido põe de parte o convencional e o politicamente correto para abalar consciências e mexer com poderes instalados. As suas fotografias têm essa robustez, essa capacidade de questionar o mundo que nos rodeia.


#eventos

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV