A Expovez – Feira do Alto Minho conta já com 21 edições e é considerado o maior certame de atividades económicas do Alto Minho. Teve como objetivo promover a região, mostrando a dinâmica que o tecido empresarial possui, assim como a sua importância no contexto económico e sociocultural, reunindo no mesmo espaço cerca de 132 expositores das áreas do comércio, serviços e indústria, mundo rural, artesanato e produtos locais e restauração.
Na sessão inaugural, onde marcou presença a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves enalteceu a evolução e importância da feira, a qual contribui para a economia local, para a divulgação daquilo que de melhor se faz no concelho, e que tem também um grande impacto na vida das pessoas e no turismo. “Aqui está o melhor que nós fazemos. É uma ótima oportunidade para as empresas promoverem os seus produtos e serviços e angariarem novos clientes”, referiu.
O autarca lembrou também os vários investimentos realizados na contínua expansão dos parques empresariais e nas políticas de atração de empresas. Referiu a aposta no apoio à inovação com a vinda do ensino superior para Arcos de Valdevez através do IPVC, com dois laboratórios nas áreas da manutenção industrial e da engenharia mecânica e com a criação do CITIN, o único centro de tecnologia e inovação do Alto Minho que integra a rede nacional de centros de inovação. O Presidente da Câmara revelou ainda a abertura no próximo ano do CTE – Centro Tecnológico Especializado, de cursos na área das tecnologias digitais por parte da Escola Profissional EPRALIMA.
João Manuel Esteves adiantou também que irá ser lançada uma nova edição do Procom - Programa de Apoio ao Comércio de Arcos de Valdevez, que se destina a apoiar a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas de comércio de Arcos de Valdevez. O autarca também voltou a lembrar à Secretária de Estado a necessidade de melhoria da ligação entre o IC28/Arcos de Valdevez/Ponte da Barca à fronteira da Madalena e da fonteira da Madalena a Celanova, a qual "é de extrema importância para o incremento da cooperação, da atratividade e da competitividade desta região transfronteiriça" e solicitou mais apoios específicos e simples para promover a fixação e atração de pessoas e empresas para o território.
A Secretária de Estado mostrou-se recetiva às solicitações e referiu que irá realizar diligências no sentido da concretização das mesmas.
Da programação do evento fizeram parte vários momentos de animação musical que contribuíram para atrair ao recinto milhares de pessoas.
A Expovez é organizada numa parceria entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima.
"Esta e outras iniciativas são apostas do Município na dinamização das atividades económicas e na promoção de Arcos de Valdevez como um bom concelho para viver, trabalhar, investir e visitar.", remata a autarquia arcuense.
Comments