top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Fórum Cultural das Neves será um espaço para todos"

O novo Fórum Cultural das Neves foi inaugurado no passado sábado na presença de dezenas de personalidades ligadas à cultura local. O espaço, que implicou um investimento municipal a rondar os 500 mil euros, é resultado de um antigo anseio das freguesias do Vale do Neiva.




fachada de edifício onde se lê "Fórum Cultural das Neves" com pessoas à entrada

O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, classificou o espaço como a “estratégia do município de descentralização de equipamentos e de atividades culturais” que está a ser levada a cabo.

pessoas juntas numa sala nova de um centro cultural

O novo espaço, que vai servir as freguesias do Vale do Neiva, implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo áreas expositivas para promover os valores identitários do Vale do Neiva, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.


Para aquele espaço, o Município está a constituir uma nova entidade municipal para a promoção do Vale do Neiva nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região. Trata-se de um espaço que visa, igualmente, manter a memória de personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres.


Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal mostrou-se satisfeito pela dinâmica que levou à criação do espaço que “agregará agora a riqueza cultural e a dinâmica deste território”, lembrando que a política do município tem efetivamente sido no caminho “de descentralizar os espaços culturais e proporcionar momentos culturais em todos os concelhos”.

Mulher de vestido amarelo, ao lado de homem de fato e outro de gravata vermelha

“A Cultura é muito mais do que a identidade, o património é fundamental e a intervenção, requalificando para diversas espaços para fins que garantam a herança, a cultura e o património do concelho”, vincou ainda o autarca na sua intervenção, concluindo que “o Fórum Cultural das Neves será um espaço para todos”.

0 comentário

Comments


bottom of page