top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Fases Finais dos CNU: Politécnico de Viana do Castelo passa testemunho para Universidade de Aveiro

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) foram organizadas pela Federação Académica do Desporto Universitários (FADU) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo terminado no passado dia 28 de abril. O presidente do IPVC passou o testemunho à Universidade de Aveiro, instituição que acolhe os Campeonatos Nacionais Universitários em 2024.





homem segurando bandeira e outros três homens ao lado, junto a mascote da FADU

De 17 a 28 de abril, foram 12 intensos dias de jogos, sorrisos, vitórias e aprendizagens. Organizadas pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários juntaram cerca de 1500 participantes, a esmagadora maioria estudantes-atletas, divididos por 70 equipas e quase 140 jogos.

Chegou assim ao fim uma iniciativa que mobilizou, ainda, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário.

No último dia de competição, sexta-feira, decorreram os derradeiros jogos e a cerimónia simbólica de passagem de testemunho entre o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade de Aveiro (UA), entidade organizadora do evento em 2024. A passagem de testemunho, entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, aquando do intervalo da final de basquetebol feminino. O reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da FADU, Ricardo Nora.

Carlos Rodrigues desejou "os maiores sucessos" à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como "promotora de saúde física e mental", mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma: “A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa”.

À Capital Europeia do Desporto 2023, Viana do Castelo, sucede, desta forma, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, Aveiro.


Vencedores

Terminada a competição em Viana do Castelo, destacam-se também os novos campeões nacionais de desporto universitário:

  • Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino

  • Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino

  • Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino

  • Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino

  • Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino




0 comentário

Comments


bottom of page