Feira dos Santos de Cerdal vai ser classificada como Património Cultural Imaterial | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Feira dos Santos de Cerdal vai ser classificada como Património Cultural Imaterial

A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de consulta pública para inscrever a Feira dos Santos de Cerdal, em Valença, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, à semelhança do que sucede com as Feiras Novas de Ponte de Lima.



jovem rapariga montada num cavalo preto enquanto a população assiste

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Valença resultou de "um longo trabalho de levantamento, inventário e visitas técnicas por parte de elementos da Direção Geral do Património", indica nota publicada a 18 de agosto no site da autarquia.


Na concretização deste trabalho estiveram envolvidas, também, a Paróquia e a Fábrica da Igreja de Cerdal, a Junta de Freguesia de Cerdal e outras entidades locais, feirantes e moradores de Cerdal e freguesias vizinhas.


Parte do amplo trabalho desenvolvido, coordenado pelo historiador valenciano Narciso Serra com o acompanhamento do Padre Dr. Gonçalo do Vale, resultou no livro “A Feira dos Santos de Cerdal”, já na sua segunda edição.


Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “é uma excelente notícia sabermos que, em breve, a Feira dos Santos de Cerdal será classificada. É um orgulho para Cerdal, para Valença e toda esta região raiana ver projetado este evento secular que tem tanto de genuíno, de autêntico e espontâneo. A sua classificação abrirá portas ao reforço da sua preservação identitária e promoção dos seus valores e marcas.”


A presente consulta pública tem a duração de 30 dias. A publicação em Diário da República, refere, ainda, que "a Direção-Geral do Património Cultural decide sobre o «pedido de inventariação da manifestação Feira dos Santos de Cerdal» no prazo de 120 dias, após a conclusão do período da presente consulta pública."


A Feira dos Santos de Cerdal atrai milhares de visitantes e é reconhecida como “a mãe de todas as feiras”, do Norte de Portugal e da Galiza que decorre sempre em 1 e 2 de novembro. O evento envolve, todos os anos, à volta de 400 expositores e conta com a visita de milhares de portugueses e espanhóis.

A Feira dos Santos é um legado histórico, social, cultural e económico de Valença e toda esta região transfronteiriça.

Na nota de imprensa, a autarquia acrescenta que "O pedido de classificação formulou-se nos domínios das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas".







0 comentário
bottom of page