Feira "Sabores e Saberes Rurais" junta 50 empresas na Fortaleza de Valença este fim de semana
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Feira "Sabores e Saberes Rurais" junta 50 empresas na Fortaleza de Valença este fim de semana


Nos dias 23 e 24 de julho, a Fortaleza de Valença reúne cerca de 50 empresas da região Norte, no âmbito do projeto EMERN-Q Baixa Densidade. Para além do artesanato, gastronomia, produtos locais, agricultura, turismo e serviços, o certame vai contar com um seminário e evento de networking.



O projeto EMERN Q– Qualificação de Micro e Pequenos Negócios | Baixa Densidade, liderado pela In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais de Arcos de Valdevez, em parceria com a ADRIMINHO, a CORANE, a DESTEQUE, a DOURO SUPERIOR e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), tem concedido o apoio necessário, para que as empresas possam alavancar os seus negócios de forma mais capaz e competitiva, face às atuais dificuldades de mercado.


Ao longo da implementação do projeto, o apoio centrou-se no trabalho desenvolvidos por vários consultores junto das empresas, dotando-as de novos conhecimentos e novas ferramentas que lhes permitirão trilhar os caminhos do sucesso empresarial. O projeto EMERN – Q - Baixa Densidade foi cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, pelo Portugal 2020 e pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), com um investimento a situar-se nos 416 272,80 euros, todo ele direcionado para a qualificação das empresas envolvidas.


Algumas das empresas participantes foram anteriormente apoiadas no âmbito do projeto EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural, lançado em 2016, que se centrava no apoio ao empreendedorismo e criação de empresas. Agora a aposta passou pela qualificação dessas empresas criadas, a vários níveis, como: Marketing digital, Técnicas de vendas, Registo de marcas e patentes, Logística e operacional, Design de produto, Qualificação para a gestão, Gestão de recursos humanos, IED – Inovação, Experimentação e Desenvolvimento.


Esta feira será, portanto, o ponto alto do resultado de vários meses de trabalho com as empresas envolvidas no EMERN – Q - Baixa Densidade, e que terão, assim, a oportunidade de divulgar os seus negócios, projetos e produtos das mais variadas áreas e de várias regiões do Norte do país.


“No âmbito do projeto EMERN-Q – Qualificação de Micro e Pequenos Negócios foram apoiadas cerca de 150 empresas do Norte do país, e este número só pode ser indicador do sucesso que conseguimos alcançar. São pequenos negócios capazes de fazer a diferença na economia local e que ajudam à fixação de pessoas nestes territórios. A realização desta feira é mais uma oportunidade de promoção, num local estratégico e por onde sabemos que passam milhares de visitantes diariamente”, afirma o coordenador geral da In.Cubo, Francisco Araújo.


No dia 23 de julho, o destaque vai para a realização do Seminário “Apoios de Proximidade - Que Futuro para os Territórios de Baixa Densidade?”, que vai ter lugar no auditório do Arquivo Municipal - Alberto Pereira de Castro e será moderado pelo coordenador geral da In.Cubo, Francisco Araújo.


A abertura oficial da feira acontece às 12 horas, no mesmo local e contará com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.


A entrada é livre.





0 comentário
bottom of page