As Feiras Novas de Ponte de Lima estão de regresso. Consideradas por muitos como “o maior congresso ao vivo da cultura em Portugal” elevam a cultura através do folclore, das tocatas de concertina, dos concertos de bandas de música, dos concursos pecuários e dos expressivos cortejos, o etnográfico, histórico e a imponente procissão em honra da Senhora das Dores.
Este ano, com um programa que restitui a animação e a euforia das tradicionais Feiras Novas, homenageando uma das suas figuras mais emblemáticas - Zé Cachadinha, artista popular, detentor de uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio.
Integrado no programa das Feiras Novas 2022, será apresentado o livro “Uma Vida ao Desafio – Homenagem a Zé Cachadinha”, no dia 8 de setembro, às 18 horas na Praceta do Paço do Marquês, como forma de homenagear o tocador de concertina e cantador.
A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente esta quarta – feira, dia 7 de setembro, às 21h30 horas com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada e a abertura oficial da iluminação às 22h30.
A noite de quinta-feira é dedicada à música filarmónica, com a atuação da Banda de Música de Estorãos.
Os cantares ao desafio, o fado e o concerto de tunas marcam a noite de sexta – feira, dia 9 de setembro.
A manhã de sábado regista um dos grandes momentos das Feiras Novas, onde a vaidade dos criadores é justificada pelos belos exemplares que apresentam no tradicional Concurso Pecuário no picadeiro grande na Expolima, a partir das 08h30, terminando com o desfile dos participantes na Alameda de S. João, pelas 12h15 horas.
O ribombar dos Zés Pereiras e Gaiteiros são um dos estímulos das Feiras Novas, animando as ruas durante os dias de festa e promovendo a atração dos forasteiros, com fortes despiques, e a concentração no Largo de Camões, a partir do meio-dia.
Os usos e costumes do povo limiano têm o seu representante máximo durante o Cortejo Etnográfico, que percorre as principais ruas e avenidas da Vila, a partir das 16h00. Na Expolima realiza-se ao longo da tarde, a Corrida de Cavalos de Passo travado e o III Concurso Nacional de Equinos de Raça Garrana.
O dia de sábado termina com a noite das rusgas e concertinas.
No domingo mantém-se a tradição com os concertos filarmónicos no Largo de Camões e a concentração de Zés Pereiras e Gigantones às 12h15 horas.
O Cortejo histórico “D. Teresa e o Lugar de Ponte” a partir das 15h30, dotado de uma história apaixonante, e de uma cultura rica em usos e costumes.
Na Expolima, a partir das 18 horas há tourada com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Marco Bastinhas e Soraia Costa.
O Festival de Folclore no domingo à noite apresenta dois palcos: Um na Expolima e outro no Largo da Lapa, contando com a participação dos grupos de folclore do concelho que cantam e dançam até ao lançamento do fogo-de-artifício (Fogo do Meio).
Na segunda-feira, última feira franca, o dia é dedicado às celebrações religiosas em honra de Nª Srª das Dores. A majestosa procissão percorre as principais ruas do Centro Histórico a partir das 16h30, com as bandas de música a se despedirem das Feiras Novas num concerto no Largo de Camões, às 19h00.
As Feiras Novas encerram na segunda-feira à noite com a verbena Popular a partir das 23 horas no Largo de Camões, com a atuação do grupo “Função Pública”.
As Tradicionais Feiras Novas encerram da melhor forma o ciclo das grandes romarias minhotas.
コメント