Feiras Novas de Ponte de Lima celebram 200 anos de história com programa até segunda-feira | Peneda Gerês TV
11 de setembro, 2026.
As Feiras Novas de Ponte de Lima, maior romaria do Alto Minho em honra de Nossa Senhora das Dores, iniciaram a edição comemorativa do bicentenário na passada quarta-feira, decorrendo o programa festivo com cortejos, concertinas e celebrações religiosas até à próxima segunda-feira, 14 de setembro.
Ponte de Lima vive mais uma edição das Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho em honra de Nossa Senhora das Dores, que este ano assinala 200 anos de história. O arranque da festa deu-se na passada quarta-feira com a Arruada de tocadores de concertina, o Encontro Concelhio de Concertinas e a abertura oficial da iluminação.

O programa prosseguiu na quinta-feira com o Festival de Gaitas, contando com grupos de Portugal e Espanha, enquanto no Largo de Camões as Bandas de Música de Estorãos e a Banda Musical de Oliveira entoaram os sons tradicionais da romaria. Para esta sexta-feira, a música assume novamente o protagonismo com os Cantares ao Desafio "Os Amigos do Cachadinha" na Expolima, Fados no Jardim do Paço do Marquês e as Tunas no Largo de Camões, prolongando-se a animação pela madrugada com a After Party "Ressaca das Novas".
É contudo no fim de semana que as festividades atingem o seu ponto alto. Sábado, dia 12 de setembro, marca a primeira Feira Franca com a participação de Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, além da atuação das bandas de música no Largo de Camões. A Expolima acolhe os tradicionais concursos pecuários com várias raças autóctones, incluindo bovinos Minhota, Barrosã e Cachena, ovinos Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churra do Minho, bem como galinhas portuguesas e o VII Concurso Nacional de Equinos da Raça Garrana.
Ainda no sábado, às 15h30, realiza-se o Cortejo Etnográfico dedicado às Atividades Agrícolas, com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Álvaro Santos, como convidado de honra. À noite, o Centro Histórico recebe a Noite das Rusgas e Concertinas, culminando com o espetáculo de fogo de artifício à meia-noite e meia.
O domingo, 13 de setembro, segunda Feira Franca, traz o Cortejo Histórico subordinado ao tema "200 Anos de Feiras Novas", evocando dois séculos de episódios e memórias da identidade limiana. O dia inclui também a tradicional tourada na Expolima e o Festival Limiano de Folclore, terminando com o "Fogo do Meio" à meia-noite e meia.
A segunda-feira, 14 de setembro, encerra o evento com a componente religiosa, destacando-se a Missa Solene, as Vésperas Solenes e, às 16h30, a Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores. As festividades terminam com a Despedida das Bandas e a Noite de Baile com a atuação da Função Públika no Largo de Camões.





Comentários