top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Feriado Municipal de Ponte de Lima passa a ser celebrado a 4 de março a partir de 2025

O Dia de Ponte de Lima é celebrado a 4 de março, data em que a Rainha Dona Teresa outorgou o Foral de Vila, no entanto, o dia de Feriado Municipal é, habitualmente, a terça-feira depois das Feiras Novas. A partir de 2025, ano em que o Município de Ponte de Lima assinala o número redondo de 900 anos, o feriado passa, oficialmente, a ser 4 de março.



estátua de mulher segurando um papiro enrolado, na mão direita, com o braço estendido para a frente

A alteração do feriado municipal do Município de Ponte de Lima foi tornada pública, esta terça-feira, num aviso no Diário da República. Segundo o aviso, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, faz saber que “a partir de 2025, ano em que vão ser comemorados os 900 Anos de Ponte de Lima, o dia 4 de março seja o dia de Feriado Municipal, substituindo o dia de terça-feira depois das Feiras Novas.”


A proposta de mudança da data do feriado municipal partiu “da totalidade do executivo, dos sete vereadores da Câmara”, confirmou o Presidente da Câmara, esta tarde, 25 de maio, em declarações aos jornalistas. A iniciativa do executivo foi aprovada por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal, o que, para Vasco Ferraz, lhe deixou ficar “um nível de satisfação elevado”. O autarca afirmou: “Nós tínhamos tantos motivos favoráveis como desfavoráveis para mantermos ou trocarmos a data. O que nos pareceu é que seria muito mais digno na comemoração dos 900 anos do Foral de Ponte de Lima podermos começar a ter o feriado municipal nessa data e, a partir do ano de 2025, na comemoração dos 900 anos, que se possa manter, pelo menos enquanto nós formos vivos, para termos a certeza que tomámos também a melhor decisão”.


O Presidente da Câmara não duvida que “aquilo que nos motivou é uma certeza de que, efetivamente, também era um bom dia para nós comemorarmos o feriado municipal, mas seria muito mais digno do ponto de vista daquilo que são as comemorações da concessão do foral a Ponte de Lima”.


Recorde-se que Ponte de Lima está já a preparar um vasto programa de comemorações dos 900 anos de atribuição do Foral de Vila pela Rainha D. Teresa, programa esse que conta com o Alto Patrocínio da Assembleia da República e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que preside à Comissão de Honra, “composta por personalidades nacionais de várias áreas da vida pública, desde o ensino à actividade política, passando pelo desenvolvimento empresarial e a sociedade civil, que fizeram ou têm feito um contributo único para o aprofundamento do carácter e da herança social, histórica e cultural do País e de Ponte de Lima, assim como para a sua projeção além dos limites geográficos da Nação.”




0 comentário

Comments


bottom of page