top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festa da Rosca e do Papudo regressa, este fim de semana, a Monção

A Festa da Rosca e do Papudo decorre este fim de semana, 15 e 16 de julho, na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, visando a divulgação, promoção e comercialização daquele produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.




doces em forma de rosca, cobertos com calda de açúcar que lhe dá um aspeto esbranquiçado

Com abertura marcada para as 18h15, a Festa da Rosca e do Papudo será antecedida pela inauguração da nova Praça de Nossa Senhora dos Milagres, cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. A requalificação possibilitou a regeneração urbanística daquele espaço singular, localizado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, transmitindo-lhe maior funcionalidade e atratividade.

foto de freguesia com igreja, praça e árvores a ladear
Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses

"Além de provas de vinhos dos rótulos produzidos na freguesia (Cortinha Velha e Quinta de Requesende), a festa mais doce do concelho de Monção será palco de grande animação e convivência, estando prevista a realização de um workshop sobre a confeção da rosca e do papudo, no domingo, pelas 10h30, bem como atuações de diversos agrupamentos musicais", refere o município em nota.

No sábado, o grupo de bombos “Os Toca a Bombar” (16h30) abre o certame, dando passo, ao longo da tarde e noite, ao Coro de Nossa Senhora dos Milagres (16h50), à Banda Juvenil da Banda Musical de Monção (18h30), ao Grupo Popular “Os Teimosos” (21h30), e ao Grupo de Metais “Monção Brass” (22h30).

No domingo, sobem ao palco o Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe (17h00), seguindo-se Joana e Lucas (18h00) e Grupo “6 tás 9” (21h00). Antes, decorrem atividades lúdicas promovidas pela Subzone – Academia de Tiro com Arco (11h00) e Escola de Dança Sismaterz Dance Studio (15h30)

No regresso da Feira da Rosca e do Papudo, cuja última edição teve lugar em 2019, os munícipes e visitantes podem deliciar-se com as roscas e papudos tradicionais e, também, com as tendências inovadoras de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.

"Com as novas abordagens, que tem ganho afeto dos comensais e expressividade comercial, este doce típico do nosso concelho amplia a sua imagem e oferta, permitindo chegar a um público cada vez mais diversificado", conclui.



0 comentário

Comments


bottom of page