top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festa da Solidariedade envolveu as IPSS de Arcos de Valdevez em momento de grande confraternização


Arcos de Valdevez associou-se à realização da 15ª edição da Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo, delineando um programa bastante rico e dinâmico que envolveu todas as IPSS do concelho.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez realizou um convívio, no Centro de Exposições, reunindo crianças e idosos de várias instituições sociais, proporcionando momentos de alegria e confraternização, através de um conjunto de atividades recreativas, culturais e musicais.

No momento de abertura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, a vereadora da Ação Social Belmira Reis, o Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Padre Lino da Silva Maia, a Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, Filomena Araújo, e todas as IPSS do concelho.


O autarca agradeceu a todas as IPSS presentes o facto de "terem aceitado o convite para participarem neste convívio, contribuindo assim, para que os seus utentes tivessem um dia diferente, com vários momentos de lazer e convívio".


Destacou também a importante relação de cooperação que existe entre a autarquia e as IPSS, assim como o papel da rede social do concelho junto da população mais desfavorecida, através das inúmeras respostas sociais que dão. “As IPSS's são, nos dias de hoje, um pilar fundamental na implementação das políticas sociais”, reforçou o autarca.

O Presidente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Lino da Silva Maia e Filomena Araújo, Presidente da União Distrital das IPSS vianenses, organizadores da iniciativa a nível distrital, agradeceram o forte envolvimento e empenho da Autarquia arcuense na organização desta iniciativa, lembrando igualmente a importância do trabalho das IPSS nas comunidades. O Presidente da CNIS referiu ainda que a “Festa da Solidariedade é uma oportunidade para se fazer o reconhecimento público das instituições de solidariedade e agradecer o envolvimento da comunidade na solução dos problemas humanos e na proteção social.”


Após este momento, deu-se início ao percurso com a Chama da Solidariedade até Ponte da Barca, procedendo-se à sua entrega aos representantes daquele Município. A 15ª edição da Festa da Solidariedade decorreu em Viana do Castelo.

Os autarcas, as IPSS e os utentes receberam a Chama da Solidariedade, cujo trajeto iniciou em Arcos de Valdevez e terminou dia 24 de setembro em Viana do Castelo.


A Festa da Solidariedade no distrito de Viana do Castelo pretendeu ser um momento de partilha e alegrias entre as IPSS e a comunidade, dar a conhecer o trabalho que as IPSS deste país desenvolvem e que, muitas vezes, não é do domínio público e muito menos da comunicação social.



0 comentário

Comments


bottom of page