O sorteio das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorreu ontem no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, na presença de representantes das 70 equipas presentes no evento, que irá acontecer de 17 a 28 de abril.
Ficaram a conhecer-se, ao final da tarde de ontem, os primeiros confrontos das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que vão decorrer em oito recintos da cidade de Viana do Castelo, ao longo de 12 dias, de 17 a 28 de abril.
Na sessão de abertura da cerimónia, a Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, ressalvou o facto de o sorteio ser o momento que marca a “contagem decrescente para a festa maior do desporto universitário”, que “concilia duas dimensões muito importantes: a desportiva com a académica”. Elogiando, também, o “sacrifício” dos estudantes-atletas, que aliam estudo e desporto, Ana Paula Vale não esqueceu os estudantes que compõem as equipas desportivas do Politécnico de Viana do Castelo: “O IPVC tem muito orgulho na missão dos seus representantes no desporto universitário e, por isso, gostaríamos muito de alargar o número de representantes neste domínio”.
Enquanto representante maior do IPVC no evento, Ana Paula Vale recordou a importância do desporto universitário para as Instituições de Ensino Superior, recordando que cabe a estas a missão de “proporcionarem aos estudantes o ambiente necessário para o seu desenvolvimento no contexto desportivo”, facultando-lhes também “ferramentas importantes para enfrentar o mercado de trabalho”.
Na sua intervenção, a Vice-Presidente do Politécnico de Viana do Castelo desejou, ainda, que o evento que irá decorrer em Viana do Castelo, organizado pelo IPVC, a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, “fosse também motor para atrair mais jovens para a prática desportiva e para o desporto universitário”. E rematou dizendo que o desporto universitário assume um papel fundamental ao servir de ponte entre os estudantes nacionais e os internacionais: “A comunidade universitária é cada vez mais internacional, no IPVC já representa 7% dos nossos estudantes, e o desporto vence barreiras de raça, cor, religião ou língua, facilitando a integração”.
Por seu turno, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recorreu ao lema Olímpico “Citius, Altius, Fortius” e aplicou-o às fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários: “Viana do Castelo é uma cidade que se compagina com esse ideário Olímpico. É uma cidade com um território paisagístico de beleza ímpar, mas também um território de pessoas acolhedoras que este ano tem a singularidade de ser a Cidade Europeia do Desporto e a prática desportiva universitária é o exemplo daquilo que o desporto pode fazer para a formação integral dos jovens”.
“Este evento é também um meio para o apuramento de competições além-fronteiras como os campeonatos europeus universitários” - Ricardo Nora - Presidente da FADU
O Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias recordou o programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, também possa ser alargado ao ensino superior.
A rematar, o Presidente da FADU, Ricardo Nora, referiu que este é um evento importante na descentralização do desporto universitário. “Todas as condições nos foram dadas e estão reunidas para que os cerca de 1.500 participantes, das cinco modalidades, andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, possam viver em pleno o desporto universitário. Se na época passada os nossos estudantes-atletas alcançaram aquele que foi o melhor resultado desportivo da história da FADU, acredito que a qui começamos a definir aqueles que serão os nossos embaixadores a nível internacional para este ano e a trabalhar para superar aqueles que foram os feitos alcançados no passado. Este evento é também um meio para o apuramento de competições além-fronteiras como os campeonatos europeus universitários”, concluiu.
As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários irão contar com cerca de 1.500 participantes, 70 equipas, 138 jogos e 164 horas de competição distribuídas por oito recintos desportivos: Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca. No final dos 12 dias de competições, serão atribuídos nove títulos de campeão nacional universitário.
Com uma presença assídua de mais de 20 anos em competições de desporto
universitário, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assume, mais uma vez, um
papel central na promoção do desporto e da atividade física entre a comunidade
académica.
O SORTEIO DITOU OS SEGUINTES ENCONTROS:
Andebol feminino
AAUMinho x UPorto
ULisboa x AAUAv
AEISCAP x AEISCTE-IUL
Andebol masculino
AAUAv x AEISCTE-IUL
AEUMaia x AAUMinho
AEIST x aeiSEP
AAUBI x Venc. Play-off
Basquetebol feminino
AAUAv x AEFMH
Nova x AEFEUP
AEFADEUP x AAUMinho
IPCBranco x AEIST
Basquetebol masculino
AAFCT x IPCBranco
AEFADEUP x IPVC
AAC x AEFMH
Venc. Play-off x AEFEUP
Futebol 11 masculinos
AAUAv x AEFEUNL
IPVC x AEFEUP
AEIST x AAUE
AEFEP x AAC
Futsal feminino
AEFMH x AAC
AEUMaia x IPVC
AAUMinho x AEIST
Venc. Play-off x AEFADEUP
Futsal masculino
AAUMinho x AAULHT
IPVC x AEUMaia
AEISCTE-IUL x AAC
AEFADEUP x Venc. Play-off
Voleibol feminino
AAUMinho x AEFCT
AEFMUP x IPVC
AEFML x AAUAv
Venc. Play-off x AEPortucalense
Voleibol masculino
AAUMinho x Nova
AEFEP x AAUAv
AEIST x aeISEP
Venc. Play-off x AAUTAD
Comments