top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festas da Senhora da Agonia trouxeram mais de um milhão e cem mil pessoas a Viana do Castelo

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia desenrolaram-se, pela primeira vez, ao longo de nove dias, e trouxeram mais de um milhão e cem mil pessoas a Viana do Castelo, indica a análise prévia do estudo realizado durante todos os dias da Romaria. Recorde-se que as festividades decorreram de 14 a 22 de agosto.





multidão de pessoas de pé nas festas na rua

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, citado em nota da autarquia, “a extensão do programa foi distinguida com sucesso, com aumento do número de visitantes, de acordo com os resultados dos inquéritos realizados junto da população e visitantes a destacarem melhorias no estacionamento e na comunicação das festas”.


De acordo com a análise prévia do estudo realizado durante todos os dias da Romaria, que teve por base um questionário para avaliação da satisfação do evento, a extensão da festa aos dias 14 e 16 de agosto teve um efeito positivo e significativo no que respeita ao número de visitantes, destacando-se a concentração de pessoas predominantemente nas áreas de diversão do Campo d’Agonia.


Nesse período, o feriado de 15 de agosto foi o dia que concentrou o maior número de pessoas, tendo sido registado um volume superior ao do ano passado em cerca de 8%. Em particular, o Festival de Folclore e a Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção tiveram uma participação superior à do ano passado.


No dia 16 de agosto, a Festa do Traje, que aconteceu no Centro Cultural de Viana do Castelo, obteve uma participação superior relativamente à do ano passado (mais 12 a 15%).


Já dia 17 de agosto, o Desfile da Mordomia foi o destaque da programação, tendo-se verificado um aumento de cerca de 12%.

mordomas vestidas de vermelho com traje à vianesa

Nos dias 18 e 19 de agosto, o programa foi afetado pela chuva forte, tendo sido necessário interromper e suspender alguns números, mas nem isso desmobilizou a população, que ficou a aguardar indicações para retomar as festas.


O feriado municipal de 20 de agosto, dia da Procissão ao Mar, garantiu bom tempo e permitiu um aumento significativo de cerca de 21,6% no que toca ao número de visitantes, tendo contribuído para este efeito o contrarrelógio da Volta a Portugal em Bicicleta.

No mesmo dia, a Serenata no Rio Lima, atraiu um grande número de pessoas às margens do rio, cerca de 96.210, uma concentração de pessoas que registou um aumento de 23% face ao ano transato.


A extensão das festas aos dias 21 e 22 de agosto permitiu aos vianenses e visitantes usufruir da cidade e do seu património arquitetónico, paisagístico e natural.


Assim, os primeiros dados indicam que, "no global, o alargamento do número de dias da Romaria d’Agonia permitiu um impacto no número de visitantes na cidade muito positivo, com um reflexo superior ao do ano anterior no que diz respeito também ao volume de transações declaradas pelos comerciantes."


A análise preliminar dos inquéritos permite ainda destacar o agrado dos visitantes no que concerne a melhorias nas soluções de estacionamento, à implementação da aplicação Romaria n’Algibeira e à estratégia de comunicação desenvolvida para divulgação da Romaria.


Luís Nobre congratula-se com os resultados positivos da edição deste ano da Romaria, e do seu impacto económico para o concelho, prometendo anunciar as datas da Romaria da Senhora da Agonia do próximo ano já no final de setembro.




0 comentário

Comments


bottom of page