Festas em honra de Nossa Senhora da Lapa voltam a dinamizar Arcos de Valdevez de 5 a 14 de agosto
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festas em honra de Nossa Senhora da Lapa voltam a dinamizar Arcos de Valdevez de 5 a 14 de agosto


As festas do concelho de Arcos de Valdevez, as festas de Nossa Senhora da Lapa, estão de regresso, de 5 a 14 de agosto. Durante mais de uma semana o concelho volta a reviver tradições, a valorizar o património cultural e a dar relevo às suas raízes.


As Festas de Nossa Senhora da Lapa são organizadas pela Associação de Festas, em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são alguns dos ingredientes que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais apreciadas.


Por estes dias, já se encontram as ruas engaladas a preceito, que são alvo de uma grande afluência de pessoas, as quais vêm à sede do concelho para participar e assistir às atividades realizadas, conviverem nas Tasquinhas, assistirem a momentos musicais variados, entre muitas outras atividades.


O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, vê com alegria o regresso da realização das Festas maiores do concelho em pleno, afirmando que estas são “um momento de celebração da nossa Fé e da nossa Cultura, com muitas iniciativas culturais, religiosas, desportivas e lúdicas.”, enfatizando “O entusiasmo das pessoas, o folclore a banda de música, o cortejo etnográfico, os bailes, a Festa do rio, a Missa e Procissão, o fogo de artifício, bem como outros momentos enchem de brilho e vivacidade as festas concelhias”.


O programa é vasto e diversificado. Este ano, a noite das Rusgas é antecipada para dia 5 de agosto, sexta-feira, e no dia 6, traz até ao Anfiteatro do Trasladário o fadista, com raízes arcuenses, Marco Rodrigues.


O Folclore terá destaque nos dias 7 e 8 de agosto, com o Festival “Terras de Valdevez”.

A organização volta a fazer uma maior aposta na Juventude e, para além da realização do Ínsua do Vez Summer Sessions, que traz até à beira rio uma panóplia de DJs bastante conhecidos do panorama musical português, no Dia do Jovem (11 de agosto), os Expensive Soul irão dar um espetáculo no Anfiteatro do Trasladário.


O Cortejo Etnográfico voltará a realizar-se na noite de dia 12 de agosto (sexta-feira).


A Festa do Rio com barcos alegóricos, um dos momentos altos das festas e um elemento distintivo e diferenciador das Festas Concelhias, retorna no sábado, dia 13. Este ex-libris da programação das festividades, será complementado com música e fogo-de-artifício, abrilhantando, assim, o cenário junto à Ponte Centenária, a Praia Fluvial da Valeta e o Rio Vez.


A programação conta ainda com a Festa do Emigrante, os cantares ao desafio, a atuação de vários grupos musicais do concelho, ou o célebre malha-malha de bombos.


Os momentos religiosos englobam a realização da Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, no domingo (14 de agosto) à tarde, dois dos pontos altos das festividades que, como habitualmente, "se espera que reúnam inúmeros fiéis na Igreja e Largo da Lapa".


As festividades encerrarão com a atuação da Banda da Sociedade Musical arcuense.


João Manuel Esteves espera “que as Festas contribuam para fortalecer e envolver toda a comunidade arcuense, os residentes e emigrantes, na construção do futuro de Arcos de Valdevez”.


Programa completo em www.cmav.pt.


0 comentário
bottom of page