top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festival Gastronómico "Sabores da Lampreia" regressa a Valença

A lampreia já se pesca, no rio Minho, pelas comunidades de pescadores de Valença e o festival gastronómico “Sabores da Lampreia” já tem datas: de 15 a 17 de março.





prato com variedades diferentes de confeção da lampreia

Está de regresso à comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença o Festival Gastronómico "Sabores da Lampreia" que, este ano, decorre no fim de semana de 15 a 17 de março. "Este festival é um ponto de encontro de sabores, saberes e apreciadores para comer e deliciar-se com a lampreia do rio Minho", refere o Município de Valença em jeito de convite.


A oferta de pratos, deste festival, junta uma vez mais a tradição e a inovação com destaque para o Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca. Estas são algumas das variedades emblemáticas que é possível apreciar neste festival, a par de muitas outras novidades que a organização está a preparar.


Desde o dia 2 de janeiro e até 15 de abril, as comunidades de pescadores, sobretudo, de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, lançam as redadas de pesca da lampreia, no troço internacional do rio Minho, entre São Pedro da Torre e as ilhas de Verdoejo.


Há séculos que a lampreia é um verdadeiro petisco em Valença, tem tradição, fama e serve-se à mesa como um verdadeiro manjar. Os segredos da preparação, confeção e apresentação têm passado de geração para geração pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria com arte e inovação.


De 15 a 17 de março todos os caminhos vão dar a São Pedro da Torre. 




0 comentário

Comments


bottom of page