top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festival Jazz na Praça da Erva traz artistas nacionais e internacionais a Viana do Castelo


O 31.º Jazz na Praça da Erva acontece esta semana, entre 27 e 30 de julho, e traz a Viana do Castelo duas propostas internacionais e duas nacionais. Promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o festival, que iniciou em 1992, regressa à sala de espetáculos que o viu nascer após dois anos muito condicionados pela pandemia.



2022 marca, assim, o regresso ao local original, a Praça da Erva, e ainda ao Teatro Municipal Sá de Miranda, num total de quatro concertos, sendo três com entrada livre na Praça da Erva e o de encerramento, no teatro, com entradas pagas (20€).


O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, destaca “os nomes sonantes” do programa, assegurando que Joey DeFrancesco é “um mito do jazz mundial” que atuará, na Europa, apenas em Viana do Castelo e em Londres. Referiu ainda o “feliz encontro” entre o espanhol Eduardo Niebla e o vianense João Lima, tendo o guitarrista local conhecido o artista internacional enquanto estudou em Londres, na Royal Academy. “Seguramente que estes dois artistas nos vão proporcionar momentos de rara beleza e de harmonia em termos do que o jazz nos proporciona”, assegurou.


“Temos sempre uma preocupação com a qualidade dos intervenientes. Teremos espetáculos de acesso livre, ao ar livre, e também um concerto no Teatro Municipal Sá de Miranda que vai, de facto, reafirmar esta pujança e este valor do Joey DeFrancesco como um valor seguro e mítico a nível mundial. Nada melhor do que termos as condições de conforto e cénicas para que isso aconteça, num ambiente de excelência, como é o nosso Teatro Municipal”, explicou o vereador.


Já o responsável pela direção artística e produção do Jazz na Praça da Erva, David Martins, reconhece que existe “uma colagem entre o festival Jazz na Praça da Erva e a própria Praça”. “Este é um sítio que está tão perto do centro da cidade, mas que é reservado, que é bonito e monumental. Este é, pois, um espaço muito interessante e, do ponto de vista acústico, isto é um poliedro estranho e que nos ajuda muito no som porque não existem reflexões nas paredes”, considerou. “Este espaço tem uma mística, tem uma força muito grande, e acho sinceramente que vamos ter uma enchente este ano”, frisa.


27 julho (quarta) - 22h00 - Praça da Erva (entrada livre)

Ricardo Toscano Trio

Ricardo Toscano - sax

Romeu Tristão - contrabaixo

João Pereira - bateria


28 julho (quinta) - 22h00 - Praça da Erva (entrada livre)

Puzzle 3

Pedro Neves - piano

João Paulo Rosado - contrabaixo

Miguel Sampaio - bateria


29 julho (sexta) - 22h00 - Praça da Erva (entrada livre)

Eduardo Niebla (flamenco/fusão - Espanha/UK)

Eduardo Niebla - guitarra

João Lima - guitarra


30 julho (sábado) - 22h00 - Teatro Municipal Sá de Miranda (entrada - 20€, disponível na BOL e na bilheteira do TSM)

Joey DeFrancesco Trio (USA)

Joey DeFrancesco: orgão, teclas, saxofone e trompete

Lucas Brown: guitarra, teclas

Vince Ector: bateria



0 comentário

Comentários


bottom of page