top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Festivinhão enalteceu os vinhos da região e elegeu Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez

No passado fim de semana, o Jardim dos Centenários de Arcos de Valdevez foi novamente o cenário escolhido para a realização do Festivinhão. Este festival enoturístico, organizado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, foi, ao longo de três dias, a montra dos vinhos arcuenses e da região, e enalteceu o mundo rural e as suas potencialidades.



jovens mulheres vestidas com vestido de gala, e uma com coroa na cabeça

O certame contou com a presença de 22 expositores, com vinhos verdes do concelho e da região.

pessoas sentadas à mesa ao ar livre, bebendo e comendo em tasquinhas

Além da montra de produtos vinícolas, o certame integrou tasquinhas, provas comentadas, a eleição da Rainha das Vindimas e o “I Festival da Canção Rural”, entre outros momentos de animação musical.

pessoas sentadas em bancos de madeira e à mesa, bebendo vinho

Quanto à eleição da Rainha das Vindimas, realizada no sábado, o concurso envolveu seis candidatas, nomeadamente: Andreia Alves da União de Freguesias de Padreiro Salvador e Sta. Cristina; Helena Dias da União de Freguesias de Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá; Tânia Silva da Freguesia de Sabadim; Liliana Brito da Freguesia de Ázere; Sandra Santos da Freguesia de Cabreiro e Ana Filipa da Freguesia de Rio de Moinhos.

mulheres vestidas com vestidos de gala, segurando ramos de flores

Este ano, a grande vencedora foi Andreia Alves da União de Freguesias de Padreiro Salvador e Sta. Cristina a qual irá também representar o concelho no concurso nacional promovido pela Associação dos Municípios dos Vinhos Verdes.

homem brindando com vinho junto de três mulheres vestidas com vestidos de gala
Andreia Alves - Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez 2023

Helena Dias, da União de Freguesias de Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá foi eleita Primeira Dama de Honor e Rainha Simpatia, e Tânia Silva, da Freguesia de Sabadim, recebeu o prémio de Segunda Dama de Honor e de Rainha Fotogenia.

mulher de vestido verde ao lado de homem
Helena Dias - Rainha Simpatia ao lado do vereador Olegário Gonçalves

mulher com vestido dourado de alças ao lado de mulher de fato preto e blusa branca
Tânia Silva - Rainha Fotogenia ao lado da vereadora Emília Cerdeira

O “I Festival da Canção Rural” contou com a participação da União de Freguesias de Távora Santa Maria e S. Vicente, através de dueto composto por Maciel Araújo e Tânia Araújo, o qual venceu esta primeira edição, e da União de Freguesias de Arcos de Valdevez de S. Paio e Giela, através do grupo composto pelos elementos Catarina Almeida, Nelson Coelho e José Mokuna que alcançaram o segundo lugar.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, estes dois concursos, aliados ao concurso de vinhos "FESTIVINHÃO Vinho do Ano", assim como à feira de produtos locais e vinhos do concelho e da região, são elementos que “mostram o bom que temos e o bem que fazemos. O Festivinhão é uma homenagem ao mundo rural.

homem rodeado de mulheres vestidas com vestido de gala

Por outro lado, o Festivinhão, no seu todo, “é uma iniciativa que pretende destacar o setor agrícola, o qual tem uma expressão económica considerável no concelho”, diz João Manuel Esteves, atestando ser objetivo da Câmara Municipal e dos parceiros "incentivar as pessoas que estão no setor vitivinícola a produzirem mais."

pessoas sentadas em cadeiras ao ar livre, bebendo vinho num certame

Para a autarquia, o setor vitivinícola tem um papel essencial na dinamização económica do concelho, “apoia muito o comércio e o turismo” e, por isso, têm sido feitos esforços na perspetiva de captar mais jovens para a produção de forma a criar mais emprego e mais riqueza no concelho.






0 comentário

Kommentare


bottom of page