top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Filme “VILARINHO DAS FURNAS”, de António Campos, exibido no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna

No dia 16 de setembro, o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna acolheu a exibição da película cinematográfica VILARINHO DAS FURNAS, de António Campos. A apresentação deste filme foi promovida pela Cinemateca Portuguesa numa sessão especial integrada no programa europeu “A Season of Classic Films”, da Associação das Cinematecas Europeias.




pessoas assistindo à exibição de um filme

Este evento contou com o apoio do projeto FILMar e a importante colaboração da AFURNA - Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna.

O filme foi concebido pelo realizador António Campos, sendo a sua primeira longa-metragem e é o seu encontro com a história da aldeia de Vilarinho da Furna, no concelho de Terras de Bouro, afundada em 1971, por ordens do regime do Estado Novo, para construir uma nova barragem. O filme documenta o forte espírito comunitário da aldeia e acompanha o duro processo de evacuação forçada.


O filme ficará disponível até dia 4 de outubro na página digital da Cinemateca Portuguesa.


Esta sessão, que mereceu honras de abertura pela Vereadora Municipal da Cultura, Ana Genoveva Araújo, como representante do Município de Terras de Bouro, que para além de agradecer à cinemateca por este projeto que veio enriquecer a agenda cultural do Município de Terras de Bouro, permitindo a toda a comunidade poder usufruir de eventos culturais gratuitamente, também relembrou o povo de Vilarinho da Furna, ao referir a organização comunitária em que viviam, traço que os distinguia.

dois homens e uma mulher discursando de pé

A sessão foi abrilhantada pela atuação dos alunos da Escola de Música de Terras de Bouro.

crianças e jovens tocando instrumentos e cantando

jovens tocando instrumentos para o público

alunos da escola de música a tocar instrumentos

De realçar, ainda, que a presença da Cinemateca Portuguesa continuará, entre 1 e 4 de outubro, com a organização de atividades educativas, com o objetivo de promover, junto do público mais jovem, o cinema enquanto ferramenta para o conhecimento, a aprendizagem, a cultura e o saber.

pessoas a ver um filme a preto e branco

pessoas assistindo a um filme a preto e branco




0 comentário

留言


bottom of page