top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Fim de Semana em Monção com "Lampreia do Rio Minho" e rali

O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dias 24 e 25 de fevereiro, o fim de semana gastronómico dedicado à "Lampreia do Rio Minho". O ponto alto do programa será a realização do XLV Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila raiana.




mesa com arroz de lampreia, roscas de Monção, uma malga de vinho, arroz e pão ao lado de um carro a circundar uma rotunda

Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, a edição deste ano, com organização do Parallel Velocity Club e apoio da autarquia monçanense, está a suscitar interesse nos amantes do desporto motorizado, bem como nos apaixonados pela gastronomia com requinte e tradição.

 

A primeira prova complementar realiza-se na noite de sábado, 24 de fevereiro, pelas 21h30, continuando, no domingo, 25 de fevereiro, com mais duas provas complementares: uma de manhã, pelas 10h00, e outra à tarde, pelas 15h30. Pela primeira vez, na tarde de sábado, entre as 15h00 e as 18h00, decorre uma “Prova de Reconhecimento”, com participação facultativa.

prova noturna com carro de rali numa praça

"A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia tem vindo a melhorar os índices de proteção, procedendo, nesse sentido, à colocação de vaias em cimento armado e à instalação de bancadas em vários pontos do percurso, facilitando uma melhor visibilidade ao público presente", explica em nota enviada às redações.

 

Além do XLV Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou um conjunto variado de iniciativas, de forma a potenciar a presença de visitantes no concelho. Assim, no sábado, está previsto o V Encontro de Clássicos da Lampreia, o VII Rali Gastronómico, e atividades lúdicas (karts insufláveis) para crianças, na Praça da República, no sábado e no domingo.

karts insufláveis com crianças a brincar

Este fim de semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho, com o prato nas mesas dos 19 restaurantes aderentes e prova de perícia automóvel no centro da vila, tem como "objetivo a divulgação deste “repasto” singular com tradição no concelho, a dinamização do setor hoteleiro em época baixa e a promoção dos nossos recursos patrimoniais e naturais."


V ENCONTRO DE CLÁSSICOS DA LAMPREIA | SÁBADO | 10H00

 

O V Encontro de Clássicos da Lampreia constitui uma oportunidade única para juntar, em apenas um dia, a beleza da paisagem fluvial e montanhosa, um património construído de eleição e uma gastronomia com tradição e inovação, capaz de seduzir “bons garfos” de várias regiões de Portugal e da Galiza.

cartaz do rali à lampreia

Depois de passagem por locais emblemáticos e degustação de uma lampreia deliciosa, a chegada dos participantes está prevista para o final da tarde, ficando todos os carros clássicos expostos no centro da Praça Deu-la-Deu. O secretariado abre às 10h00, no Museu do Alvarinho, com o passeio a iniciar-se uma hora depois.

 

VII RALI GASTRONÓMICO | SÁBADO | 14H30 - 20H00


O VII Rali Gastronómico consiste num circuito pelos 6 bares aderentes Restaurante Bar Caldas, Copita, Mira Espanha, O Minho Pitoresco, Baluarte Bar e República Lounge Bar, onde cada um deles vai apresentar um acepipe de lampreia.

tapas de sushi de lampreia numa tábua de madeira

Cada participante tem acesso a um passaporte, que deve carimbar à passagem em cada bar, de forma a comprovar a prova de acepipe de lampreia e o consumo de Alvarinho da Região de Monção e Melgaço. O preço por copo de Alvarinho nos bares aderentes é 3,00 €.

 

O percurso, com saída do Restaurante Bar Caldas, pelas 14h30, acompanhado pela Charanga “A Tu Ritmo”. Os participantes que concluírem o VII Rali Gastronómico (seis carimbos no passaporte), recebem como oferta uma estatueta da “Coca de Monção”. 

tapas de lampreia

RESTAURANTES ADERENTES

 

Neste fim de semana, 19 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística, apresentando, nos respetivos cardápios, diversas formas de confecionar este afamado ciclóstomo, uma verdadeira paixão para os amantes da boa gastronomia.

 

Os restaurantes aderentes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de preparar a lampreia.

 

Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários do passado, é acompanhado pelos produtos vínicos da região de Monção e Melgaço, tais como, o aromático e elegante Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional, entre estas, as Roscas de Monção, distinguidas como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.




0 comentário

Komentarze


bottom of page