top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Fim de Semana Gastronómico "Arcos à Mesa" proporciona atividades gratuitas na Porta do Mezio

A Porta do Mezio irá disponibilizar, no fim de semana de 17 a 19 de

março, atividades gratuitas, associadas à programação do Fim de Semana

Gastronómico. Para poder participar, apenas será necessária a inscrição prévia, uma vez

que o número de vagas disponível é limitado.





edifício da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez

TREKKING COM ESTRELAS NO PNPG - 17 DE MARÇO


Assim, na sexta-feira, 17 de março, a Porta do Mezio organiza a atividade "Trekking com estrelas no PNPG", às 21 horas.


Durante a noite e por caminhos que nos levam à essência desta região e dos povos que nela habitaram, espera-nos uma viagem de conhecimento e descoberta com várias paragens ao longo do percurso para desvendar os mistérios das noites estreladas, conhecer pelo nome as principais estrelas e as constelações noturnas, compreender as fases do ciclo de vida das mesmas e estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal.


Atividade gratuita com inscrições limitadas – portadomezio@ardal.pt | 258 510 100


TRILHO DA ARQUEOLOGIA - 18 DE MARÇO


No dia 18, sábado, segue-se a atividade "Trilho da Arqueologia", com início às 9h30. O percurso tem uma distância média de 7,5 Km e duração média de 3h30.


O Mezio foi um local de eleição das comunidades humanas da Idade da Pedra, há pelo menos 5000 anos. Aqui caçavam, encenavam rituais e criavam muita, mas mesmo muita arte. Venha com a Porta do Mezio, descobrir e conhecer várias Antas (túmulos) e gravuras (um dos complexos de arte rupestre pré-histórico mais importantes do Noroeste da Península Ibérica) desvendando mistérios de um mundo perdido.

Trata-se de um percurso, ora paisagístico, ora panorâmico, que permite contactar com estes valores arqueológicos, históricos e naturais.


Atividade gratuita com Inscrições limitadas – portadomezio@ardal.pt | 258 510 100

WORKSHOP PLANTAS SILVESTRES, UMA RIQUEZA INCALCULÁVEL - 18 DE MARÇO


Também no dia 18, às 14h30, a Porta do Mezio organiza um workshop dedicado às plantas silvestres. A atividade tem uma duração de 4 horas, sendo indicada para o público em geral. O workshop, dividido em três momentos diferentes iniciará com um passeio interpretado pela mata do Mezio, com acompanhamento e interpretação botânica, micológica e faunística. Exaltação da riqueza natural oferecendo variada informação das espécies encontradas.


De seguida, os participantes passarão a uma aula teórica, no auditório da Porta do Mezio, com mostruário de espécies silvestres e apresentação de fotografias das espécies típicas do local, onde os participantes terão acesso às informações mais importantes das espécies assim como quais os seus usos.


Por fim, os participantes poderão fazer uma degustação elaborada com espécies silvestres que inclui chá de ervas e diferentes pratos confecionados com as plantas.


Atividade gratuita com Inscrições limitadas – portadomezio@ardal.pt | 258 510 100


VISITA GUIADA AO PARQUE BIOLÓGICO - 19 DE MARÇO


No dia 19 de março, domingo, pelas 10 horas, haverá visita guiada ao parque biológico, onde os participantes poderão contemplar todo o nosso parque e assim, descobrir diferentes aspetos do património natural e construído da região.


A visita guiada ao Parque Biológico da Porta do Mezio inclui a visita e interpretação dos vários espaços que compõem a Porta do Mezio, nomeadamente, Parque da Biodiversidade, Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio/Gião, Aldeia dos Pequeninos, Oficina Lúdico-Pedagógica do Garrano, Museu Rural e Etnográfico, Miradouro, Centro Interpretativo do Território e Parque Zoológico que faz as delícias dos mais pequenos mas também dos adultos.


Atividade gratuita com Inscrições limitadas – portadomezio@ardal.pt | 258 510 100







0 comentário

Comments


bottom of page