Finalistas do curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC apresentam "Inquietação"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Finalistas do curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da ESE-IPVC apresentam "Inquietação"



"Inquietação" pode definir-se como "os primeiros passos para uma autonomia artística", é uma exposição que reúne trabalhos de 20 alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas. Pode ser visitada até 24 de fevereiro, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).

É um momento de avaliação, mas também uma busca por novos olhares. Olhares de outros colegas e outros docentes. “Inquietação” mostra uma seleção de trabalhos desenvolvidos para o projeto autoral dos alunos finalistas da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, no âmbito da Unidade Curricular Desenho III. Trata-se também de “um momento de avaliação”, no qual os alunos são “desafiados a escolherem os trabalhos que desejam expor, num processo de seleção coerente e justificado. A exposição mostra os primeiros passos de uma autonomia artística”, explica a docente responsável pela exposição, Susana Camanho.

A exposição conta com trabalhos de 20 alunos, numa paleta de projetos mergulhados, por um lado, na cor, e, por outro, em tons monocromáticos, num cruzamento de formas e temas, que convergem mais do que para um final, para um começo e um prelúdio de uma obra ainda por escrever. Um prelúdio de qualquer coisa que está pr’acontecer”, acrescenta Susana Camanho.

O curso de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas permite aos alunos trabalhar diversos instrumentos, de forma a encontrarem o seu caminho, numa inquietação à qual procuram responder: “A exposição tem por título de ‘Inquietação’, porque parte das perguntas: O que nos inquieta enquanto estudantes de arte, enquanto futuros artistas? A que inquietação respondemos quando fazemos uma obra de arte? Perguntas reiteradas aos alunos ao longo deste primeiro semestre”, remata Susana Camanho.





0 comentário
bottom of page