Fortaleza de Valença revive época medieval de 26 a 28 de agosto com "Valença na Rota da História"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Fortaleza de Valença revive época medieval de 26 a 28 de agosto com "Valença na Rota da História"


Entre 26 e 28 de agosto, a Fortaleza de Valença vai transformar-se num enorme Mercado Medieval com o lema "Valença na Rota da História". A primeira edição deste mercado irá reviver a "entrega do Foral a Valença pelo Rei D. Sancho I".

São três dias de muita animação, música, danças, teatro e espetáculos. Torneio apeado ou a cavalo, lutas, justas, espetáculos de fogo, teatro de rua, recriações históricas, encantadores de serpentes, malabaristas, passeios de carroça e cavalo pelo centro da Fortaleza, acampamento militar com homens de armas, Tenda Real, acampamento do povo, Estábulo, Carrossel Medieval são algumas das atividades que este evento traz a Valença.


A história e as origens mais evidentes do desenvolvimento de Valença encontram-se estreitamente ligadas à presença do rei D. Sancho I. Este monarca português decide dar início a uma série de tentativas de ocupação das localidades de Tui e Pontevedra.


É no quadro destes conflitos entre Portugal e Espanha que Valença, à época conhecida por Contrasta, ganha, por volta de 1200, um protagonismo inédito. A posição estratégica, entre o rio Minho e a velha estrada romana, Contrasta constituía o local ideal para vigiar os ataques galegos e para planear as investidas sobre Pontevedra e Tui. A importância que a antiga via romana ganha enquanto local de peregrinação rumo ao túmulo de Santiago, para a qual confluíam peregrinos e viajantes de toda a Península Ibérica.


Esta conjugação de fatores levou o rei D. Sancho I a outorgar a sua primeira carta de foral e a aqui decidir erguer uma construção defensiva de caráter permanente – afirmando uma linha de fronteira natural que o rio já estabelecia.


Confira a Programação para os 3 dias:




0 comentário
bottom of page