GNR Lança Operação Campo Seguro 2025 | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- 1 de jul.
- 3 min de leitura
01 de julho, 2025.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, 1 de julho, a Operação Campo Seguro 2025, uma iniciativa abrangente que visa reforçar a segurança nas explorações agrícolas e florestais em Portugal. Com foco na prevenção de furtos, combate ao tráfico humano e redução de acidentes com veículos agrícolas, a operação prolonga-se até 15 de fevereiro de 2026.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início à Operação Campo Seguro 2025, uma intervenção estratégica que se estenderá de 1 de julho de 2025 a 15 de fevereiro de 2026. O principal objetivo é intensificar a presença da GNR no meio rural, através de ações de sensibilização, patrulhamento e fiscalização. A iniciativa visa combater eficazmente os crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, reprimir o tráfico de seres humanos em contexto laboral e, crucialmente, prevenir acidentes com veículos e máquinas agrícolas e florestais.
Prevenção de Furtos e Combate à Exploração Laboral
Durante a operação, a GNR centrará esforços na sensibilização da população, em particular a comunidade rural, para a importância de adotar comportamentos preventivos. Serão abordados temas como os furtos de produtos e máquinas agrícolas, o furto de metais não preciosos e, de forma premente, as situações de exploração laboral, incluindo aquelas que possam configurar tráfico de seres humanos.
As ações de patrulhamento e fiscalização serão adaptadas à sazonalidade das culturas e às características regionais, incidindo em locais, dias e horários de maior risco, com base no histórico de criminalidade. Haverá também um reforço nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil, para combater a criminalidade transfronteiriça.
A GNR alerta ainda que a colheita ou apanha de produtos agrícolas ou frutícolas sem o consentimento do proprietário, mesmo que caídos no chão, pode configurar crime contra o património. Neste sentido, aconselha:
Evite deixar utensílios de recolha no terreno durante o período noturno.
Informe a GNR sobre qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas nas proximidades das explorações agrícolas.
Cumpra as normas legais relativas ao transporte de produtos agrícolas.
Alerta Máximo para Acidentes com Veículos Agrícolas
Um dos pilares da Operação Campo Seguro 2025 é a prevenção de acidentes com veículos agrícolas. Os dados dos últimos anos são preocupantes: em 2023, registaram-se 602 acidentes com veículos agrícolas, resultando em 40 vítimas mortais. Em 2024, estes números subiram para 684 acidentes e 52 vítimas mortais.
Face a estes valores, a GNR irá intensificar as ações de sensibilização junto dos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, promovendo o cumprimento rigoroso das regras de segurança. As causas mais comuns de acidentes rodoviários com estes veículos são a distração, a falta de destreza e as manobras irregulares. Em propriedade privada, destacam-se a perda de controlo, a irregularidade do terreno e a queda do trator.
Para mitigar estes riscos, a GNR reforça os seguintes conselhos:
Mantenha a manutenção do veículo em dia, pois o mau funcionamento pode ser causa de acidentes.
Utilize as estruturas de proteção, como o arco de "Santo António", que podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos.
Use acessórios de iluminação e sinalização de acordo com a lei.
Frequente ações de formação teóricas e práticas para conhecer os riscos da condução de tratores e máquinas agrícolas e florestais.
Evite conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou em velocidade inadequada às condições do veículo e carga.
Respeite os limites de carga e dimensão das máquinas e tratores agrícolas e florestais.
A Operação Campo Seguro 2025 contará com o empenho de diversas valências da GNR, incluindo os Comandos Territoriais, o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), a Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e a Unidade de Ação Fiscal (UAF), numa demonstração de compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades rurais portuguesas.
Comments