GNR Lança Operação "Spring Break 2025" de 24 de março a 13 de abril
- Jorge Costa
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
24 de março, 2025.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o lançamento da Operação "Spring Break 2025", que decorrerá de 24 de março a 13 de abril em todo o território nacional. A iniciativa visa alertar os alunos finalistas para os perigos de comportamentos de risco, garantir a segurança nas estradas durante os seus deslocamentos e monitorizar a segurança em zonas de diversão noturna.

A Operação "Spring Break 2025" surge numa altura em que se aproximam as férias escolares do final do segundo período, entre 7 e 21 de abril, período tradicionalmente aproveitado pelos estudantes do 9.º e 12.º ano para realizar as emblemáticas viagens de finalistas. Consciente desta realidade, a GNR desenvolve esta operação com o objetivo principal de sensibilizar os jovens que, por altura da Páscoa, viajam frequentemente para destinos balneares no sul de Espanha.
Uma componente importante desta operação é a colaboração transfronteiriça. A GNR irá realizar ações de patrulhamento conjunto com a Guardia Civil de Espanha e com a Gendarmerie Nationale de França, reforçando a cooperação em matéria de segurança.
Por questões de segurança, a Guarda irá acompanhar de perto estas viagens, que habitualmente são feitas em autocarros. Para tal, serão implementadas ações de fiscalização nas fronteiras terrestres, com o intuito de monitorizar e garantir a segurança dos jovens durante o seu trajeto.
Integrada na campanha Escola Segura 2024/2025, a Operação "Spring Break" será implementada em duas fases distintas
1ª Fase (24 de março a 4 de abril): Nesta etapa, os militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR irão desenvolver ações de sensibilização direcionadas aos alunos do 9.º ao 12.º ano. O objetivo principal destas ações é consciencializar os estudantes para os riscos associados ao consumo de drogas e álcool, comportamentos frequentemente observados em viagens de finalistas e durante as férias escolares.
2ª Fase (5 de abril a 13 de abril): Nesta fase, a atuação da GNR será reforçada com a intervenção dos militares dos Comandos Territoriais e dos Destacamentos de Trânsito, contando com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga. Em coordenação com a Guardia Civil de Espanha, serão efetuadas ações de fiscalização nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António. O foco destas ações será a deteção de ilícitos relacionados com o consumo de substâncias estupefacientes, bem como a verificação das condições de segurança dos veículos que transportarão os jovens.
Com esta operação, a GNR demonstra o seu compromisso em garantir a segurança dos jovens estudantes durante este período de férias e viagens, promovendo a prevenção de comportamentos de risco e a segurança rodoviária nas estradas portuguesas e nas zonas de fronteira.
Comments