‘Guerra de Sexos’, comédia “picante” com “bolinha laranja” estreia no Dia Mundial do Teatro em Viana | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

‘Guerra de Sexos’, comédia “picante” com “bolinha laranja” estreia no Dia Mundial do Teatro em Viana

A 154ª criação do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia no Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, às 21 horas. Uma comédia “picante” e com “bolinha laranja”, criada a partir de Lisístrata de Aristófanes, reescrita e encenada por Ricardo Simões.




A companhia de teatro vianense assinala o Dia Mundial do Teatro com a estreia do espetáculo “Guerra de Sexos” e com a Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2023, da autoria de Samiha AYOUB, com tradução oficial para Língua Portuguesa por Tiago Fernandes, ator do elenco residente e membro da Direção da companhia.


“Guerra de Sexos” conta com três casais de férias nas ilhas gregas, com tudo incluído. Elas anseiam por praia, sol, jantares românticos… eles, só querem jogos e sexo. E nenhum dos casais se entende, porque têm horários desfasados. Elas são a Lisa, a Mira, a Cleo. Eles, o Lica, o Leo e o Neu.

três homens vestidos de calções floridos e de robe branco e três mulheres vestidas de túnicas coloridas
Da esquerda para a direita: Tiago Fernandes, Nuno J. Loureiro, Philippe Leroux, Rafaela Sá, Elisabete Pinto, Helena Ávila

No ensaio de imprensa a que a Peneda Gerês TV assistiu esta manhã, o encenador Ricardo Simões descreveu a peça como “uma comédia inteligente, de situação que brinca com um tema intemporal, que é o sexo”. Ao contrário do clássico Lisístrata de Aristófanes, cuja linguagem é “muito explícita, muito malandra e picante”, aqui teve de haver uma “suavização da linguagem”, por isso, podemos dizer que “Guerra de Sexos”, é uma comédia picante, mas “tem uma bolinha laranja”, porque “não inclui asneirolas”. Uma história com 23 séculos com a qual “qualquer espectador se vai identificar”, assegura o encenador.

homens vestidos de robe branco e mulheres de vestidos de gala
Elenco de 'Guerra de Sexos'

Nesta peça adaptada aos tempos modernos, os aparelhos eletrónicos também vão ditar qual a relação que temos com eles: que tipo de interferência têm nas nossas relações; que tipo de sexo é que nos proporcionam; que lugar ocupam nas relações entre as pessoas…


Ricardo Simões refere que um dos maiores desafios na criação deste espetáculo foi “de uma peça que tem dezenas de personagens, transcrevê-la e atualizá-la para seis”.


O espetáculo interpretado por Elisabete Pinto, Helena Ávila, Nuno J. Loureiro, Philippe Leroux, Rafaela Sá e Tiago Fernandes, conta com assistência de encenação, cenografia e adereços de Adriel Filipe, figurinos de Rafaela Mapril, coreografia de Mariana Pombal, seleção musical e oralidade de Vítor Lima e iluminação de Cárin Geada, Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II em 2022.


Esta é a segunda criação de 2023 da companhia profissional de teatro de Viana do Castelo, e de acordo com o encenador e diretor artístico do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, Ricardo Simões, “tem tido um aumento na procura dos bilhetes, pelo facto de ser uma comédia e por a divulgação estar a ser muito bem feita”.

seis pessoas deitadas numa cama, com cara chateada
© Rui Carvalho

O QUE DIZEM OS ATORES


“A Lisa é a mulher do Lica e que está muito descontente com tanto dinheiro que gastou nestas férias. Ela vendeu um anel que tinha para comprar esta viagem e o desgraçado do marido não lhe está a dar o apoio necessário. Insatisfeita com o que desejava daquelas férias nas ilhas gregas - com tudo o que investiu para a viagem - desejava que fosse perfeito: praia, amor, sexo, jantares, saídas, e que o marido a acompanhasse, mas ele não está nada p’ra aí virado, então a Lisa e as amigas - que é a Mira e a Cleo -, revoltam-se contra isso e iniciam esta guerra de sexos.” – Elisabete Pinto (Lisa)

duas mulheres conversando, vestidas de túnicas floridas, e homem de robe branco em plano de fundo
Helena Ávila, Elisabete Pinto e Philippe Leroux

três mulheres agachadas, com vestidos estilo grego
Elisabete Pinto, Helena Ávila e Rafaela Sá

Helena Ávila, que já integrou a companhia no passado, está de volta a Viana do Castelo e interpreta Cleo. “É um regresso. O último espetáculo que fiz [com a companhia vianense] foi há sete anos, o Pinóquio, encenado pelo Fernando Gomes. Entretanto, a minha vida mudou e saí de Viana do Castelo. Agora com este convite, fiquei muito feliz em regressar. Sinto-me em casa; trabalham muito bem, é uma equipa coesa que sabe o que está a fazer e só coisas boas saem daqui. Estou muito satisfeita.” – Helena Ávila (Cleo)


“Quando dei por mim, já ela estava em cima de mim” - Neu

“Estou a cumprir as minhas férias de sonho, com os meus amigos, que trouxeram as suas mulheres e estamos muito divertidos, muito bem-dispostos e não percebemos porque é que elas estão muito maldispostas. Fizemos um esforço grande conjunto para proporcionar umas férias a toda a gente e, sinceramente, somos vítimas de uma injustiça que não percebemos”. “É mesmo importante para nós jogarmos aquele jogo neste sítio, só que somos incompreendidos” - Nuno J. Loureiro (Neu)


Em cena de 27 de março a 16 de abril, Guerra de Sexos tem sessões dias 27 e 31 de março, 14 de abril às 21h00, dias 28, 29, 30 de março, 1, 13 e 15 de abril às 19h00 e domingos, dias 2 e 16 de abril às 16h00.


O Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana organiza ainda várias atividades de mediação e acessibilidade: Reconhecimento de Palco em todas as sessões mediante pré-inscrição, Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa e Digestivo - Conversas Pós Espetáculo, no dia 1 de abril e Audiodescrição no dia 15 de abril, destacando-se ainda que todas as sessões terão legendagem em inglês.


A entrada para a sessão de dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, é gratuita mediante levantamento de bilhete a partir de duas horas antes do início do espetáculo na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda ou na BOL – Bilheteira Online. O preço dos bilhetes para as restantes sessões varia entre os 4€ e os 10€.





0 comentário
bottom of page