I Congresso Municipal da Infância e da Juventude juntou 160 pessoas em Monção | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

I Congresso Municipal da Infância e da Juventude juntou 160 pessoas em Monção

Com a presença de cerca de 160 pessoas, decorreu no passado sábado, dia 6 de abril, durante a manhã, o I Congresso Municipal da Infância e da Juventude, no Cine Teatro João Verde, em Monção.




mulher discursando no palanque

Com organização do Município de Monção, esta primeira edição centrou-se na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), uma perturbação do neurodesenvolvimento, cuja prevalência tem vindo a aumentar no país e no concelho de Monção. O público mostrou-se interessado e participativo.

público sentado em cadeiras azuis num auditório

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, não escondeu a satisfação com a organização do congresso, realçando a grande adesão e recetividade da comunidade monçanense e de outros concelhos do Alto Minho.

 

Revelando que o Município está atento às preocupações e inquietações da sociedade, priorizando questões essenciais à saúde, igualdade, juventude e educação, António Barbosa enalteceu a pertinência da temática escolhida e lembrou o papel de todos/as na criação de uma comunidade verdadeiramente inclusiva e não discriminatória.

homem a discursar no palanque com a bandeira de Monção atrás
António Barbosa - Presidente CM Monção

Numa manhã de aprendizagem e partilha de conhecimento, o I Congresso Municipal da Infância e da Juventude contou com a realização de duas mesas redondas: “Desafios da (Neuro)diversidade na Perturbação do Espetro do Autismo” e “Desafios no percurso escolar e na integração profissional”.

 

Moderado pela enfermeira Sandra Reis, o primeiro painel teve como oradores o pedopsiquiatra, Pedro Caldeira da Silva, o qual explorou os pontos comuns e a diversidade do autismo; a psicóloga, Beatriz Coelho, que apresentou a Fundação AMA Autismo e ajudou os presentes a compreender a PEA; e o terapeuta da fala, João Canossa Dias, cuja intervenção versou a competência social como fonte de bem-estar pessoal, através da inclusão social.

 

O segundo painel, moderado pelo professor Francisco Alves, teve como oradores o professor Joaquim Meira, explicando os desafios que se colocam à escola na inclusão de crianças e alunos/as com PEA, e a diretora-adjunta do Centro de Emprego do Alto Minho, Sylvie Vilas-Boas, tendo abordado as ofertas do IEFP na inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho.

 

A sessão de encerramento esteve a cargo da Vereadora da Educação, Saúde e Juventude, Daniela Fernandes, que se mostrou profundamente agradada com a afluência de público e as mensagens transmitidas nas mesas-redondas, fruto da competência dos oradores e moderadores.

pessoas sorridentes no palco junto à vereadora

Tendo realçado que a temática em análise lhe suscita interesse e dedicação, Daniela Fernandes terminou com um agradecimento, público e sentido, aos moderadores, oradores, convidados, participantes e comunidade em geral.




 

0 comentário
bottom of page