top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Igrejas de Viana do Castelo acolhem terceira edição do Ciclo de Órgão de Tubos

Sete igrejas de Viana do Castelo vão acolher, entre 30 de setembro e 21 de outubro, a terceira edição do Ciclo de Órgão de Viana do Castelo, uma iniciativa do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo que conta, entre outros, com o apoio do município.




cartaz do evento com datas dos concertos

O evento foi hoje apresentado em conferência de imprensa, na Igreja da Caridade, onde marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Bispo da Diocese, que realçaram a importância da iniciativa como forma de preservação do património material e imaterial das igrejas.


O Ciclo integra concertos, conferências e masterclass e decorre nas igrejas do Carmo, Serreleis, S. Domingos, Caridade, Areosa, Misericórdia e Sé Catedral, com concertos e masterclasses de entrada gratuita. "A iniciativa incorpora um encontro de organistas, um concerto pedagógico e um concerto coral e tem como objetivo principal valorizar o órgão de tubos e a necessidade do seu restauro de acordo com as suas caraterísticas originais", explica nota da autarquia.

cinco homens sentados numa igreja, olhando em frente

Assim, está previsto no dia 30 de setembro um encontro de organistas na Igreja de Serreleis e o concerto “A música para órgão no tempo de Mozart” com Daniel Sousa e Viana D’Arcos na Igreja do Carmo. No dia 1 de outubro, decorre um concerto pedagógico na Igreja de S. Domingos com Inês Machado; no dia 4 de outubro, a igreja da Caridade acolhe um concerto coral e, a 5 de outubro, está previsto um painel sobre restauro e valorização dos órgãos de tubos no Auditório Paulo VI e ainda “A arte da improvisação” na Igreja de Serreleis com Jonathan Ayerst.


Na igreja da Areosa, no dia 6 de outubro, Daniel Oliveira e Carolina Figueiredo apresentam “Paisagens Sonoras do primeiro barroco italiano e suas influências” e no dia seguinte, há mais um concerto na Igreja da Misericórdia: “Em busca das sonoridades”. A Sé Catedral recebe “Celebrar Maria com música de Ferreira dos Santos” e, para finalizar o programa, está agendado a 21 de outubro um workshop para pianistas na Academia de Música de Viana do Castelo.


Na sua apresentação, o padre Tiago Rodrigues salientou a importância de recuperar os órgãos do concelho, apelando à mobilização e sensibilização de todos e onde este evento pode ser um momento importante. “Este evento tem promovido a música e o património organístico do concelho”, salientou este responsável, citado em nota da autarquia.

homem usando colarinho clerical, discursando numa igreja
Padre Tiago Rodrigues

Já o Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, sublinhou que “cada vez mais temos consciência de que, embora a propriedade seja privada, ela é sempre um bem público, o que quer dizer que ninguém tem o direito de maltratar esse bem”, pelo que apelou para que seja zelado o património público e a sua identidade, defendendo também o investimento na sua preservação.

homem vestido de preto, com colarinho clerical, a discursar numa igreja
D. João Lavrador - Bispo de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, revelou que o município está sensível para esta preocupação e para a proteção do património material e imaterial. “Estamos a cumprir esse desígnio com dois projetos muito agregadores: o Valorizar o Património que prevê intervenção física no edificado e também do seu acervo, e a descentralização cultural, uma ação imaterial que alicerça o primeiro programa”, frisou.


“Temos agora um bom desafio pela frente, ao olhar os eventos e poder acrescentar algo, alargando esta rede de órgãos de tubos e dando condições para que estes estejam disponíveis para todos”, anunciou ainda o autarca.

homem de blazer azul marinho, camisa azul bebé e calças bege
Luís Nobre - Presidente CM Viana do Castelo



0 comentário

Comments


bottom of page