top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Inaugurada Escola Básica e Secundária e Sede da Academia de Música Fernandes Fão, em V.P. Âncora


Teve lugar na manhã de hoje, 23 de janeiro, a inauguração da obra de ampliação da Escola Básica e Secundária e Espaços de Integração para o Ensino Articulado de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, num investimento superior a 2,5 milhões de euros. O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, foi convidado para inaugurar esta infraestrutura.

O complexo funciona agora como sede da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) e caracteriza-se por um edifício moderno, com salas adequadas e preparadas para o ensino e a aprendizagem da música e por um magnífico auditório, polivalente, com 170 lugares sentados, que servirá toda a comunidade e que tem no seu nome a homenagem a uma grande família local, a família Ramos Pereira.

A receção foi feita pelos alunos da AMFF, que brindaram os convidados com uma música, logo à entrada das instalações.

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, descerraram a placa, inaugurando, assim o novo complexo.

Seguiu-se a visita às salas e depois, já no auditório Ramos Pereira, os meninos do Coro Iniciação da AMFF, formado por alunos do 1.º Ciclo, deram as boas-vindas a todos, interpretando o tema "Vê o Girassol", de Margarida Fonseca Santos e arranjos de Francisco Cardoso, a que se seguiu uma segunda atuação, pelos alunos do 2.º e 3.º Ciclo, com o tema "Dreams that Children Dream", de Ruth Elaine Schram e Celsie Staggers.

Augusto Santos Silva, na sua intervenção, explicou o porquê de ter aceitado o convite para inaugurar uma escola no Alto Minho: "Entrei aos seis anos numa escola e nunca mais de lá saí", recordou, dizendo que devido à sua experiência pública, de mais de 20 anos com responsabilidades no Ministério da Educação, se considera "um bom termómetro da evolução do país em matéria de Ensino e Educação".

Presidente da Assembleia da República - Augusto Santos Silva

O Presidente da Assembleia da República referiu, ainda, que "a Educação é um direito universal", elogiando a escola pública. Fez uma breve revisitação à história do ensino em Portugal, lembrando que, há sensivelmente, 20 anos, cerca de metade dos jovens entre os 15 e os 24 anos abandonavam a escola sem terem completado o Ensino Secundário. Cenário que, nos dias de hoje, "é residual", atestou. "Hoje, praticamente todos os jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos abandonam a escola com, pelo menos, o Ensino Secundário concluído e metade dos jovens com 20 anos frequenta o Ensino Superior", salientou.


Augusto Santos Silva lembrou ainda as reformas que a Educação passou, dando o exemplo da criação dos Agrupamentos, que, na altura, foram fortemente contestados e incompreendidos, assim como o envolvimento direto na escola de pais e encarregados de educação, ou o encerramento de escolas que não o eram verdadeiramente, com apenas seis ou sete alunos, onde não havia sucesso escolar. "O que começou por ser uma reforma de resistências, hoje é uma realidade absolutamente estabilizada no nosso sistema educativo, com benefícios que são evidentes", concluiu.


O diretor da AMFF, Fernando Rebelo, agradeceu a todos quantos contribuíram para "o sonho de inaugurar as instalações da nossa escola-sede", onde funcionará o ensino articulado da arte e da música para centenas de crianças e jovens. Fernando Rebelo mostrou-se particularmente satisfeito por finalmente se concretizar uma promessa, que no passado também foi feita, mas nunca cumprida. A Academia, lembrou, tem 34 anos e quando assumiu a direção, em 2014, contava 345 alunos, número que hoje subiu para os 3000. Muitos alunos seguiram para o Ensino Superior, e alguns regressaram à AMFF como professores, como é o caso do grupo que encerrou a sessão, com uma interpretação instrumental e de canto.

O diretor agradeceu todo o trabalho e empenho dos dois Presidentes da Câmara de Caminha, atual e anterior, e do agora deputado Tiago Brandão Rodrigues, que lançou, com a Câmara, todo o projeto enquanto Ministro da Educação, e que hoje também marcou presença.

Diretor da Academia de Música Fernandes Fão - Fernando Rebelo

Também a diretora do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, Maria Esteves, se regozijou com as novas instalações, declarando que "hoje é um dia muito importante para a vida no concelho de Caminha, porquanto fechamos, com esta inauguração oficial, um ciclo de grandes investimentos na área da educação". A diretora considerou a empreitada "arrojada", que se traduz em "benefícios evidentes e imediatos" para os alunos de ambas as instituições [Escola Básica e Secundária e AMFF] e também para a Escola do Vale do Âncora. Maria Esteves considerou ainda que esta obra trouxe "um grande alívio", pois, só do 1.º Ciclo, funcionam, ali, seis turmas, 150 alunos. Questionada sobre o número de professores disponível para os alunos, a responsável garantiu que "temos tido professores suficientes" e "felizmente, não temos tido casos, como vejo, de escolas que há meses estão a pedir professores e não estão a conseguir."

Diretora AE do concelho de Caminha - Maria Esteves

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, considerou "um dia festivo para a comunidade escolar, principalmente para a comunidade escolar do Vale do Âncora", destacando a importância da Escola Pública, uma aposta que a Câmara tem concretizado, nos últimos anos, com equipamentos novos, e na melhoria de muitos outros, por todo o concelho, tal como se pôde constatar num vídeo apresentado na sessão. Rui Lages disse que endereçou o convite ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, pela "ligação e carinho que sei que ele tem por este tipo de iniciativas, que valorizam a Escola Pública de qualidade, que preza o cidadão, que forma pessoas, que as deixa ser livres na sua ação". "Augusto Santos Silva é, sem sombra de dúvida, uma pessoa que pensa a Educação, que reflete sobre a Educação e uma excelente pessoa para poder partilhar este momento de alegria, aqui connosco", concluiu.

Presidente da Câmara Municipal de Caminha - Rui Lages

O Município de Caminha tem apostado na melhoria das condições de várias escolas do concelho, não apenas nas estruturas, mas também pelos serviços que disponibilizam: escola a tempo inteiro (das 07h30 às 19h00), transportes escolares gratuitos até ao Secundário; refeições, programas variados de desporto, saúde e tempos livres.









0 comentário

Comments


bottom of page