top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Inaugurado o Hangar do Heliporto de Arcos de Valdevez

A inauguração do novo Hangar do Centro de Meios Aéreos de Tabaçô, no passado sábado, 15 de julho, foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Este investimento, no valor de cerca de 1 milhão de euros, vai permitir operar dois helicópteros e contribuir para fortalecer a eficácia no combate inicial a incêndios florestais nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real e em toda a área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.





centro de meios aéreos com helicóptero preto e militares em formação

O raio de ação das aeronaves ali sediadas permite também dar cobertura ao território da Galiza.

homens e mulheres descerrando uma placa de inauguração
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, inaugurou o novo espaço

Esta intervenção foi composta por duas construções: uma afeta à área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento, nomeadamente o grupo gerador e outros; e outra construção onde está localizada a zona do hangar para oficina e estacionamento de aeronaves e reparações das mesmas.

um helicóptero preto e um amarelo estacionados num hangar

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, este investimento é fulcral e reveste-se de grande importância pois, agora, “permite albergar 2 ou mais helicópteros, o que cria mais e melhores condições para estarem estacionados ao longo de todo o ano. Também temos mais e melhores condições para aumentar a operação para outros âmbitos, tais como em termos de emergência médica.”, referiu


O Centro de Meios Aéreos “É um pilar importante no combate aos incêndios florestais e rurais. É um equipamento relevante do Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais-DCIR da Região Norte”, disse o autarca.

homem de fato discursando no palanque
João Manuel Esteves - Presidente CM Arcos de Valdevez

O autarca agradeceu a todos os parceiros da Proteção Civil e lembrou que Câmara Municipal tem estado sempre próxima dos mesmos, adiantando que no último ano, já foram concedidos apoios no valor superior a 1 milhão de euros, “um investimento na segurança e salvaguarda de pessoas e bens e biodiversidade”.


A Câmara Municipal solicitou ao Ministro da Administração Interna o reforço dos apoios financeiros para melhorar instalações, equipamentos e viaturas para os Bombeiros Voluntários e outros parceiros; a intervenção do Ministério para melhorar a articulação entre o Ministério do Ambiente e Ação Climática e o Ministério da Agricultura e da Alimentação, nomeadamente ao nível das queimadas para renovação de pastagens, da remoção do obstáculo burocrático que impede a criação das equipas de sapadores florestais “tão importantes no trabalho essencial da prevenção”, bem como a resolução de aprovação dos Planos Regionais para aprovação dos PMDFCI.


O Presidente da Câmara solicitou também o reforço dos efetivos da GNR no concelho, considerando a sua relevância para as pessoas que vivem, trabalham, investem e visitam Arcos de Valdevez.




0 comentário

Comments


bottom of page