Iniciativa "Arcos à Mesa" traz o tradicional "pica no chão" aos restaurantes arcuenses
- Fernanda Pinto Fernandes
- 13 de out. de 2022
- 1 min de leitura
No fim de semana de 22 e 23 de outubro, os ciclos gastronómicos “Arcos à Mesa” regressam a Arcos de Valdevez, apresentando às mesas dos restaurantes arcuenses, o tradicional “Arroz de Pica no Chão”, acompanhado dos excelentes vinhos verdes da região.

Esta iniciativa insere-se no programa dos ciclos gastronómicos levados a cabo pela autarquia durante o ano para promover diversos pratos, nomeadamente a Carne Cachena, o Cozido à Minhota, o Cabrito, os Rojões e as Papas de Sarrabulho.
Nos dias 22 e 23 de outubro, os restaurantes aderentes (A Floresta; Alto da Prova; Churrasqueira do Mercado; Churrasqueira Ponte Nova; Costa do Vez-Grill; D. Isabel; Espigueiro do Soajo; O Barriguinhas; O Encontro; O Lagar; O Pote; Solar do Galvão; Solar do Vez; Solar do Visconde; Tasquinha Ti Mélia) irão servir o tradicional "arroz de pica no chão", um prato que atrai muitos comensais e que faz parte de um vasto e rico património gastronómico concelhio, o qual defende a qualidade dos produtos locais de criação caseira e biológica, como atributo fundamental na confeção desta iguaria.
Estes ciclos gastronómicos são uma oportunidade para os visitantes e as pessoas locais fazerem um roteiro gastronómico de excelência pelos sabores tradicionais de Arcos de Valdevez, de comprovar a qualidade da doçaria tradicional, degustando os Charutos de Arcos de Valdevez, recentemente eleitos uma das 7Maravilhas Doces de Portugal, o Bolo de Discos ou o Bolo de Mel, bem como de provar os bons vinhos verdes produzidos na região.
Paralelamente às iniciativas gastronómicas, no concelho está a decorrer o festival cultural OUTONOARCOS, que oferece variados espetáculos na área do teatro, cinema, música, animação e eventos.
Comments