top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Iniciativa "Descobrir Monção a Caminhar" sugere trilho do "Caminho dos Mortos"

Dia 21 de maio, domingo, com início às 8h30, no parque de merendas do Senhor dos Passos, em Merufe. As inscrições estão abertas.




sapatilhas calcando folhas secas no chão

A iniciativa “Descobrir Monção a Caminhar”, que vai na segunda edição, prossegue no dia 21 de maio, próximo domingo, com a realização do Trilho do Caminho dos Mortos, em Merufe, percurso com uma distância aproximada de 13 quilómetros. As inscrições já estão a decorrer.


"O nome do trilho deve-se ao facto de, antes da construção das novas vias rodoviárias, os funerais, desde os lugares mais montanhosos até à igreja paroquial, se fazerem por este caminho. Os finados eram transportados em carros de bois, demorando horas até chegar ao último destino", explica a organização na descrição do trilho.


Além desta particularidade, pode-se encontrar, ao longo do percurso, vestígios das primeiras civilizações que assentaram nesta região, no 4.º milénio A.C., especificamente, a Mamôa do Cotinho, um monumento funerário coletivo e local de culto, onde eram depositados os mortos.


Nesta freguesia do Vale do Mouro encontra-se a Igreja de Merufe que, após várias reformas, ainda conserva o rasgado da porta que comunicava com o antigo convento. À entrada, existe uma antiga pia batismal. O exterior é românico, tendo-lhe sido acrescentada uma torre no século XVIII.


Informações sobre o trilho:

  • Concentração pelas 08h00, no parque de merendas do Senhor dos Passos, em Merufe. Caminhada inicia-se às 08h30

  • Valor: 3,00 € por participante, que inclui reforço energético composto por água, fruta e barra energética. O valor angariado com o evento reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro

  • Para mais informações contactar: (+351) 962 124 648 | desporto@cm-moncao.pt

  • Inscrições no seguinte link: https://abre.ai/moncaoacaminhar



0 comentário

Comentários


bottom of page