top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Investigadores da Universidade do Minho lançam livro sobre a visão e como cuidar dela

Guia “Visão sem Segredos”, de Madalena Lira e Jorge Jorge, é lançado esta terça-feira em Braga.




Jorge Jorje e Madalena Lira, junto à capa do livro

Madalena Lira e Jorge Jorge, investigadores do Centro de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), apresentam esta terça-feira, dia 28, o livro “Visão sem Segredos – Mitos, verdades e como realmente cuidar dos seus olhos”. A iniciativa decorre às 17h00, no auditório da ECUM, no campus de Gualtar, em Braga, com a presença dos autores, do presidente da ECUM, José González-Méijome, e do diretor da Clínica Oftalmológica Rufino Ribeiro, Paulo Ribeiro. A entrada é livre. Editada pela Contraponto, a obra de 216 páginas é de cariz prático e de fácil consulta, com esquemas e ilustrações elucidativos.


Sabia que, em 2050, metade da população mundial vai ser míope? E que a prevalência de olho seco pode atingir até 50% da população? Ou que a síndrome visual do computador ou fadiga ocular digital é um problema emergente de saúde pública? Ou ainda que usar óculos sem filtro ultravioleta pode ser pior do que encarar o sol sem eles? Neste livro, os professores Madalena Lira e Jorge Jorge respondem a estas e outras perguntas, com base na evidência científica.

A publicação pretende "ajudar a compreender o sistema visual, clarificar dúvidas do quotidiano e explicar como se pode manter uma visão saudável, incluindo conselhos preventivos. Recorrendo a imagens e modelos simples, procura responder-se a todos os temas e dúvidas relativos à saúde ocular, nomeadamente miopia, astigmatismo, uso correto de lentes de contacto ou proteção dos olhos perante agressões externas.", pode ler-se na sinopse do livro.

Madalena Lira e Jorge Jorge são licenciados em Física Aplicada - ramo Ótica e doutorados em Ciências pela UMinho, na qual são professores do Departamento de Física e investigadores do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) do Centro de Física. Madalena Lira centra a pesquisa sobre lentes de contacto e película lacrimal, enquanto Jorge Jorge tem-se focado no aparecimento e progressão da miopia e na visão no desporto.




0 comentário

Comentários


bottom of page