top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Investimento de quase 6 milhões de euros cria complexo de enoturismo nas terras de Geraz

O investimento privado diz respeito à instalação de um empreendimento no Solar da Videira e Solar de Louredo, nas terras de Geraz. Complexo vai criar seis novos postos de trabalho.




Presidente da Câmara assinando o contrato com outros dois homens presentes na sala

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um contrato de investimento com a empresa Verde Impressionante – Vinificação de Vinhos Unipessoal LDA, que irá permitir, ao abrigo do Regime de Incentivos em vigor, a isenção de pagamento das taxas de licenciamento da operação urbanística que irá permitir criar um complexo de enoturismo nas Terras de Geraz, num investimento de quase seis milhões de euros.

Documento onde se lê "Contrato de Investimento"

"O investimento privado diz respeito à instalação de um empreendimento no Solar da Videira e Solar de Louredo, nas terras de Geraz, integrando a requalificação e reconversão de duas quintas dedicadas à produção de vinho, onde existem edificações destinadas à habitação e atividades agrícolas, requalificando estes espaços e reconvertendo-os em edifícios destinados à produção de vinhos complementada pela atividade turística.", explica o Município de Viana do Castelo numa nota enviada às redações.


As atividades, que implicam a "criação de seis novos postos de trabalho e um investimento de 5,8 milhões de euros", são a produção de vinhos comuns e vinhos espumantes, um Museu, o comércio de vinhos e restauração, complementado por diversos edifícios destinados a hotéis.


"O empreendimento tem como principal objetivo a construção de uma adega para vinificação, estabilização e engarrafamento do vinho proveniente da transformação de uvas de produção própria e será complementado por outras atividades de apoio, destinadas a turismo", pelo que o promotor tem vindo, ao longo dos últimos anos, a fazer um forte investimento na aquisição de terrenos destinados à plantação de vinhas, alcançando atualmente uma produção de cerca de 300 toneladas de uvas, ou seja, aproximadamente 200 mil litros de vinho.

Três homens sentados à mesa a conversar na Câmara Municipal de Viana do Castelo

No contrato de investimento pode ler-se que o Município vai apoiar o projeto de investimento através do processo de licenciamento e o investidor compromete-se a manter a sede social da empresa em Viana do Castelo e a manter as instalações em funcionamento durante pelo menos dez anos, para além das isenções previstas no Regime de Incentivos.


Este investimento é apoiado pelo Município no âmbito do Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional e do mar, setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, equipamentos de utilização coletiva, abrangendo ainda a regeneração urbana e operações urbanísticas. O regime inclui ainda dispensa de caução ou seguro caução na liquidação de taxas, possibilitando ainda o pagamento em prestações das taxas de ocupação dos lotes do Parque Empresarial da Praia Norte, entre outras medidas.


Este Regime visa apoiar as famílias, a economia e aumentar o emprego, aprofundando um conjunto de instrumentos de apoio e atração tendentes à requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho.


No que toca a acolhimento empresarial (novas empresas e empresas existentes no concelho), implica a isenção total de taxas de licenciamento em todas as operações urbanísticas, bonificação do preço de cedência de terrenos, realização de obras de infraestruturas e ainda apoio e acompanhamento dos projetos de investimento, nomeadamente na agilização dos processos de licenciamento.



0 comentário

Comments


bottom of page