top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Já é possível doar sangue num centro comercial em Viana do Castelo

O Estação Viana Shopping em parceria com o Instituto Português do Sangue e do Transplante (IPST) organiza quatro datas para promover colheitas de sangue até ao fim do ano. A primeira é já amanhã, 27 de julho, entre as 15h00 e as 19h00, no Piso 1, junto à loja Tiffosi.




cartaz do evento com ilustração de gotas de sangue vermelho e uma mão a segurar uma gota

Para facilitar o acesso à doação de sangue, o Estação Viana Shopping recebe uma área própria de recolha de sangue. Além de amanhã, há mais três datas disponíveis - dias 10 de agosto, 8 de setembro e 7 de dezembro. A partir das 15h00 vai estar presente no centro comercial uma equipa do IPST para recolher as doações dos visitantes do Estação Viana Shopping.

“O Estação Viana Shopping é um espaço que recebe milhares de pessoas diariamente e faz-nos todo o sentido dar espaço e visibilidade a iniciativas diferenciadoras. Além de facilitar o processo de recolher sangue, estas ações também pretendem sensibilizar a comunidade que nos visita para a importância e a urgência da doação de sangue”, refere José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping.

O IPST, IP tem por missão "garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina transfusional e da transplantação e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana."


De recordar que todas as pessoas que cumpram os requisitos básicos de elegibilidade para a dádiva de sangue podem candidatar-se: ter idade superior a 18 anos, peso igual ou superior a 50Kg e ter estilos e hábitos de vida saudáveis. Antes da dádiva de sangue é realizada uma avaliação clínica (triagem clínica) por um profissional de saúde qualificado. Todos os grupos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são mais comuns. A raridade/necessidade depende da proporção de pessoas que doa e recebem o mesmo tipo de sangue (se pensar que o grupo mais comum é o A+, também é este grupo o mais necessário).


Datas: 27 de julho, 10 de agosto, 8 de setembro e 7 de dezembro

Horário: 15h00 às 19h00

Local: Viana do Castelo, Estação Viana Shopping, Piso 1 – junto à Tiffosi




0 comentário

Comments


bottom of page