top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Jacobeus de Amares organizam peregrinação a Santiago pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros

A delegação de Amares da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) organiza uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, que começa este sábado, dia 4, em frente à Sé de Braga. A peregrinação, levada a efeito em parceria com a Câmara de Amares e a União das Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, tem inscritos 32 peregrinos e está dividida em 11 etapas, a percorrer até setembro.




peregrinos caminhando com mochilas às costas pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros

A concentração está marcada para as 8h00 em Amares, mas os participantes deslocam-se depois para a Sé de Braga, onde meia hora depois recebem a bênção pelo cónego Roberto Rosmaninho Mariz, pároco de São José de São Lázaro, na arquidiocese de Braga.

Sé de Braga, com duas torres e sinos no topo
Sé de Braga

As etapas decorrem sempre aos sábados, duas por mês, com exceção dos meses de julho e agosto, em que não se realizam, e três em setembro.


Segundo os organizadores, "tem como principal objetivo promover o Caminho da Geira e dos Arrieiros junto dos amarenses, bem como a importância turística deste traçado para os territórios que atravessa".

peregrinos caminhando com mochilas às costas num percurso de terra batida
Caminho da Geira e dos Arrieiros

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço (Castro Laboreiro), entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022; sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.


Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

caminho da Geira, com placa em metal indicando o nome
O itinerário está devidamente sinalizado

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.




Comments


bottom of page