top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Janeiras, Átoa e Cinema: O que visitar em Paredes de Coura em janeiro | Peneda Gerês TV

02 de janeiro, 2026.

Paredes de Coura inaugura o ano de 2026 com uma programação cultural eclética que funde a tradição das Janeiras com o cinema de Hollywood, o teatro de intervenção e a música pop nacional. O Centro Cultural será o epicentro das celebrações que prometem dinamizar a vila courense ao longo de todo o mês.


O arranque deste novo ciclo acontece já no primeiro fim de semana do ano, dias 3 e 4 de janeiro, com a sétima arte a assumir o protagonismo. O grande ecrã do Centro Cultural recebe a aguardada sequela de James Cameron, "Avatar: Fogo e Cinzas", transportando os espectadores de volta ao universo de Pandora. Com um elenco de luxo que inclui Kate Winslet, Zoe Saldaña e Sigourney Weaver, esta produção marca o ritmo de um mês onde o entretenimento de qualidade é a prioridade para residentes e visitantes.


Janeiras, Átoa e Cinema: O que visitar em Paredes de Coura em janeiro
Janeiras, Átoa e Cinema: O que visitar em Paredes de Coura em janeiro

No entanto, o coração da identidade local bate mais forte no dia 11 de janeiro com o emblemático Encontro de Janeiras. Este evento, considerado um dos momentos mais acarinhados pela comunidade, transforma o Largo Hintze Ribeiro num palco vivo da herança minhota. Mais de uma dezena de associações do concelho reúnem cerca de 300 elementos, entre músicos e cantadores, que desfilam pelas ruas centrais após terem percorrido as várias aldeias a cumprir a tradição de "cantar os Reis". O colorido dos trajes e a sonoridade do cancioneiro popular prometem aquecer as tardes cinzentas de inverno no município courense.


A reflexão social ganha espaço na agenda cultural a 23 de janeiro, pelas 21h30, com a subida ao palco da peça de teatro “Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito”. Pela mão da companhia Mochos no Telhado, o espetáculo aborda a temática premente da migração, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente. A produção recorda que, embora os meios de transporte tenham mudado, a essência da jornada humana permanece a mesma, sublinhando que assistimos a tempos em que a imigração é o bode expiatório para os problemas nacionais, esquecendo que num passado não tão distante os portugueses também atravessaram fronteiras de forma invisível.


O encerramento da programação de janeiro está reservado para a vertente musical, com a banda eborense Átoa a atuar no Centro Cultural no dia 30. Conhecidos pela sua forte presença na pop cantada em português, o grupo traz na bagagem sucessos como "Já Não Saio", um tema que conquistou as rádios nacionais e acumulou milhões de visualizações em plataformas como o YouTube e o Spotify. Este concerto é um dos momentos mais aguardados do mês, consolidando a estratégia de Paredes de Coura em oferecer uma oferta cultural diversificada que apela a diferentes gerações.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page