top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

“Jardins Saudáveis” é o tema do 18º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima abrirá de novo as suas portas, no âmbito da 18ª edição, de 25 de maio a 31 outubro de 2023. Sob o tema “Jardins Saudáveis”, estarão patentes a concurso 11 projetos oriundos de vários países.





cartaz do evento com flores, água, folhas em tons de verde

Nesta edição, vai ser possível contemplar jardins oriundos da Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa, Suécia e Portugal. O jardim mais votado do ano passado, “Jardim da Reflexão”, resultado de uma parceria entre autores do Brasil e Espanha, estará naturalmente presente na edição do corrente ano.


Este evento, distinguido internacionalmente, em 2013, com o título Garden Tourism Awards, na “North American Garden Tourism Conference”, em Toronto, Canadá e, em 2017, com a distinção “Europe for Festivals, Festivals for Europe” - EFFE Label 2017-2018, aposta na revitalização e requalificação dos espaços urbanos, na sensibilização ambiental e na preservação do ambiente, promovendo, em simultâneo, as boas práticas ao nível da conceção e criação de jardins.


As propostas que compõem o Festival Internacional de Jardins 2023 são as seguintes:

- Mens Sana In Copore Sano, Portugal

- Healthy Balance, Áutria/Alemanha

- Bom Site, Espanha

- Our Gardens, Polónia

- Therapy Garden, Polónia

- Soluções-Baseadas na Natureza para uma vida Saudável, China (Macau)

- Green Lungs, Áustria/Alemanha

- O Futuro da Paisagem, Brasil

- Um Jardim Sensorial, Portugal

- Regresso às Origens, Portugal

- Viva La Vida, França/Argentina


"O Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, que se constitui com uma importante ferramenta em termos pedagógicos para a comunidade escolar, tem permitido sensibilizar e mobilizar a população pontelimense, sobretudo ao nível das camadas mais jovens, para a arte dos jardins e para os vários problemas ambientais com que a humanidade se debate", salienta o Município de Ponte de Lima.


Assim, na 8.ª edição, estarão patentes 11 jardins dos quatro agrupamentos de escolas do concelho (CE de Freixo, CE de Gandra, CE da Facha, JI de Cepões, EB 2,3 António Feijó e EB1 de Ponte de Lima), sendo o fruto do trabalho de mais de 200 crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. O jardim mais votado do ano passado, “Que pegada queres deixar no Mundo?", autoria da turma P3B da Escola Básica de Ponte de Lima, estará também presente na edição do corrente ano.


A cerimónia de inauguração do 18.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima acontece dia 25 de maio, pelas 17 horas.




0 comentário

Comments


bottom of page