No âmbito do Programa Eco-Escolas teve lugar, nos dias 29 e 30 de março, uma ação de sensibilização ambiental junto dos mais jovens, que consistiu numa atividade de reflorestação, no lugar de Merim, em Barbeita, numa zona alvo de incêndio florestal.
Em nota de imprensa, o Município de Monção refere que "a atividade de reflorestação teve como finalidade encorajar os mais jovens a defenderem e valorizarem a natureza."
Com a presença da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, a iniciativa contou com a presença de centena e meia de alunos do 1.º e 3.º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e uma turma do 8.º ano, da EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, acompanhados por docentes e auxiliares.
Apoiada pelos sapadores florestais e por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que forneceu as plantas utilizadas, esta ação de reflorestação teve como finalidade incutir nos jovens monçanenses um conjunto de valores ambientais favoráveis à criação de uma cidadania ativa e responsável.
Nas palavras de Daniela Fernandes, a ação de sensibilização procurou transmitir a mensagem que a floresta é um bem precioso que deve ser protegido por todos e todas. “É fundamental criarmos uma consciência ambiental nas novas gerações para que a defesa e valorização da floresta esteja no centro das suas preocupações e prioridades”, adiantou.
Além de ações de reflorestação, o Programa Eco-Escolas desenvolve, ao longo do ano letivo, várias atividades de sensibilização, educação e sustentabilidade ambiental. O propósito final é contribuir para o crescimento científico e pedagógico da questão ambiental em contexto escolar.
Comments