top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Jovens de Monção "arregaçam mangas" e reflorestam zona, em ação de sensibilização ambiental

No âmbito do Programa Eco-Escolas teve lugar, nos dias 29 e 30 de março, uma ação de sensibilização ambiental junto dos mais jovens, que consistiu numa atividade de reflorestação, no lugar de Merim, em Barbeita, numa zona alvo de incêndio florestal.




pessoas adultas e jovens com sacholas junto a carrinha amarela no monte

Em nota de imprensa, o Município de Monção refere que "a atividade de reflorestação teve como finalidade encorajar os mais jovens a defenderem e valorizarem a natureza."

pessoas no monte a plantar árvores
A ação juntou crianças, jovens, docentes, auxiliares, ICNF e o Município

Com a presença da Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, a iniciativa contou com a presença de centena e meia de alunos do 1.º e 3.º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e uma turma do 8.º ano, da EB 2.3 Deu-la-Deu Martins, acompanhados por docentes e auxiliares.

crianças e adultos no monte a plantar árvores

Apoiada pelos sapadores florestais e por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade que forneceu as plantas utilizadas, esta ação de reflorestação teve como finalidade incutir nos jovens monçanenses um conjunto de valores ambientais favoráveis à criação de uma cidadania ativa e responsável.

homem de sachola a abrir um buraco para plantar árvores e duas mulheres perto
Daniela Fernandes - Vereadora da Educação (de cor de rosa)

Nas palavras de Daniela Fernandes, a ação de sensibilização procurou transmitir a mensagem que a floresta é um bem precioso que deve ser protegido por todos e todas. “É fundamental criarmos uma consciência ambiental nas novas gerações para que a defesa e valorização da floresta esteja no centro das suas preocupações e prioridades”, adiantou.

homem e mulher a plantar árvore no monte

Além de ações de reflorestação, o Programa Eco-Escolas desenvolve, ao longo do ano letivo, várias atividades de sensibilização, educação e sustentabilidade ambiental. O propósito final é contribuir para o crescimento científico e pedagógico da questão ambiental em contexto escolar.




0 comentário

Comentários


bottom of page