top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Laboratório da Paisagem, em Guimarães, acolhe Encontro Nacional de Compras Públicas Ecológicas

Iniciativa pretende levar à reflexão sobre o melhor caminho para o processo de compras públicas sustentável e circular, facilitando e priorizando as oportunidades de sustentabilidade no modelo de contratação pública. O encontro tem lugar esta terça-feira, 28 de novembro, das 14h00 às 17h00, no Laboratório da Paisagem, em Guimarães.






cartaz da iniciativa

Esta iniciativa promovida pela Aliados Consulting, no âmbito do projeto “Eco Compras”, pretende contribuir para disseminar as ferramentas e os mecanismos de capacitação desenvolvidos durante o projeto, num momento único que também perspetiva o envolvimento do mercado entre o setor público e privado. O evento conta com o apoio do Município de Guimarães. Durante o encontro, serão enaltecidos os objetivos da ECO 360 - a nova estratégia para as compras públicas ecológicas, assim como os critérios ecológicos recentemente aprovados. "Uma iniciativa que pretende levar à reflexão sobre o melhor caminho para o processo de compras públicas sustentável e circular, facilitando e priorizando as oportunidades de sustentabilidade no modelo de contratação pública", explica a organização.

programa do encontro

O Eco Compras Summit começará às 14h00 com a receção aos participantes, seguindo-se a sessão de boas-vindas pelas 14h15. Às 14h30 será apresentada uma visão geral do projeto “Eco Compras”, seguindo-se uma mesa-redonda, pelas 14h45, que destacará os desafios e as oportunidades das compras ecológicas. O evento encerra com um painel sobre “O Futuro das Eco Compras”, agendado para as 16h15. No final será, ainda, realizado um “Network Cocktail”. A inscrição é gratuita e deve ser realizada através de um formulário online AQUI.

ECO COMPRAS APOSTA NO PROCESSO PARTICIPATIVO COMO CHAVE DE SUCESSO

Durante a implementação do projeto “Eco Compras”, foi auscultada a realidade do setor através da implementação de um questionário sobre a temática das compras públicas ecológicas, para o mapeamento das reais necessidades, desafios e oportunidades à implementação de critérios ecológicos na contratação pública. Com base nesta realidade e de forma alinhada com a visão da ECO360 foram preparados conteúdos formativos de acompanhamento da capacitação, foi desenvolvido um mapeamento de boas práticas existentes na área das políticas de sustentabilidade, foram preparados conteúdos didáticos sobre a temática de acompanhamento dos processos: um E-Book e um MOOC (Massive Online Open Course) e foi criada e desenvolvida a plataforma de formação e capacitação para as compras públicas sustentáveis. Além disso, para dar resposta não só aos desafios da transição climática, mas também contribuir para a transição digital decorreram, entre outubro e novembro, webinars temáticos: “Compras Circulares”, “Boas práticas e role models”, “Oportunidades decorrentes da ECO 360 para o setor privado” e “Sustentabilidade multisetorial”.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEM MENOS DE 2 ANOS PARA ADOTAR CRITÉRIOS AMBIENTAIS NAS SUAS COMPRAS

Recorde-se que, até 2025, pelo menos 50% das entidades da Administração Pública e do setor empresarial do Estado têm de ter adotados critérios ambientais no seu processo de compras públicas e até 2030 esta implementação deve chegar aos 95%. Altura em que 100% das entidades da Administração Pública devem, também, possuir uma estratégia ou um plano de integração de critérios ambientais nas suas estratégias de compras, de acordo com a Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas – ECO360. No entanto, este processo nem sempre é simples. "A falta de apoio técnico, a necessidade de formação para aplicação de critérios ecológicos e a complexidade no desenvolvimento de procedimentos com critérios ecológicos estão entre os principais motivos da não adoção de critérios de contratação pública ecológica", observa o "Eco Compras". Por isso, sublinha, "a capacitação será um ponto fulcral para o cumprimento das metas a que Portugal se comprometeu." Como resposta a estes desafios o “Eco Compras” capacita todas as chefias e colaboradores da Administração Pública para que, através das compras, o setor público caminhe em direção a uma transição sustentável. Para além disso, apoia também as empresas na conquista de contratos públicos associados a novas exigências de sustentabilidade, contribuindo para o cumprimento das metas nos prazos previstos pela legislação aplicada.




0 comentário

Comments


bottom of page