Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos celebram 25 Anos de História e Conservação | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 3 dias
- 2 min de leitura
06 de dezembro, 2025.
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima, assinala 25 anos de dedicação à natureza, conservação e desenvolvimento territorial. Classificada a 11 de dezembro de 2000, esta zona húmida celebra o marco com um programa alargado de atividades que começa este mês e se estende por um ano, reconhecendo o seu impacto local, nacional e internacional.
O percurso de 25 anos da Área Protegida de Âmbito Regional, classificada através do Decreto Regulamentar n.º 19/2000 a pedido da Câmara Municipal de Ponte de Lima, é o resultado de um "esforço coletivo de vários agentes, sempre numa relação próxima com a população e com os proprietários locais". O projeto é hoje um caso de sucesso na "conservação da natureza, de educação ambiental, de construção social, de desenvolvimento rural e do território".

Os responsáveis sublinham que o trabalho desenvolvido ao longo das últimas duas décadas e meia tem contribuído para elevar o nome da Área Protegida e de Ponte de Lima, que se afirmam como uma "referência a nível local, regional, nacional e, até mesmo, internacional".
Programa de Comemorações em Destaque
Para assinalar a efeméride, foi preparado um vasto programa de celebrações que decorrerá entre 11 de dezembro de 2025 e 11 de dezembro de 2026.
As atividades arrancam na data de aniversário, 11 de dezembro, com duas mesas redondas no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental. Estes debates focar-se-ão no "impacto da atividade da Área Protegida para as instituições de ensino do concelho e para o desenvolvimento das freguesias que a compõe", promovendo a partilha de conhecimento.
No dia 12 de dezembro, o destaque será para a conservação da natureza e os serviços dos ecossistemas. Diversas entidades apresentarão no mesmo Auditório os "projetos em curso e a implementar no território" com vista a um futuro mais sustentável para a área protegida.
O fim de semana de 13 e 14 de dezembro será dedicado à exploração dos valores e da beleza natural das lagoas, com a promoção de visitas guiadas de diferentes extensões. O ponto alto será o percurso interpretativo "25 anos > 25 km". Em paralelo, o Centro de Interpretação Ambiental e a Quinta Pedagógica de Pentieiros acolherão Ateliers para Pais e Filhos, incentivando a participação familiar na celebração deste marco histórico.












Comentários