top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Lanheses assinalou 230 anos de elevação de freguesia a vila

No Auditório Gabriel Gonçalves do edifício sede da Junta, naquele que é também o Dia da Freguesia, foram homenageados os nove autarcas que exerceram funções na Assembleia e sete na Junta de Freguesia depois da Revolução de Abril de 1974 até ao mandato anterior.




pessoas sentadas assistindo um homem a discursar

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, associou-se à efeméride e referiu que Câmara Municipal e Junta de Freguesia “caminham juntas em prol dos mesmos objetivos”.

grupo de pessoas a receber diplomas

“O desenvolvimento da freguesia, do concelho e do país passam por sabermos reconhecer os valores de abril. A grande conquista efetivamente de abril foi a afirmação e a oportunidade que deram ao poder autárquico para concretizar desenvolvimento num princípio de governança séria, assertiva, correta, assente na proximidade”, declarou.


“O 25 de abril deu-nos liberdade, a oportunidade de consolidação da democracia, mas deu-nos também oportunidade de afirmação de um poder local que não distinguiu homens, não distinguiu mulheres, não distinguiu jovens nem menos jovens, assumindo-se como um poder inclusivo que reconhece todos os seus cidadãos”, frisou Luís Nobre.

três homens sentados a uma mesa com toalha azul, e outro de pé, discursando

“Estes 49 anos de liberdade muito nos trouxeram, muito nos permitiram expressar, valorizar e concretizar, para que Lanheses, o concelho e o país estejam melhores”, realçou ainda o autarca, afirmando estar focado “no futuro” dos vianenses e de Viana do Castelo.

três homens conversando de pé

Foi há 230 anos que a freguesia de Lanheses foi elevada a Vila concelhia, por decreto da Rainha D. Maria II, no ano de 1793. Desde 2011, a 29 de abril, assinala-se também o Dia da Freguesia, com o objetivo de manter viva a chama da memória coletiva.






0 comentário

Comentários


bottom of page