Lançado projeto de cooperação transfronteiriça dedicado à assistência de emergência - ATEMPO | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Lançado projeto de cooperação transfronteiriça dedicado à assistência de emergência - ATEMPO

O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou hoje, dia 13 de dezembro, no evento de apresentação e lançamento do projeto de cooperação transfronteiriça “ATEMPO - Assistência Transfronteiriça de Emergência”, que decorreu no Jardim Botânico do Porto – Casa Andresen, no Porto, deu hoje nota aquela entidade intermunicipal.





homem discursando no palanque com bandeiras atrás de si

Para além da CIM Alto Minho, integram esta parceria transfronteiriça diversas entidades como a Axencia Gallega de Emerxencias (AXEGA), que é o chefe de fila do projeto, a Universidade da Coruña, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), a GNR, o INEM e a Dirección General de Patrimonio Natural y Política Forestal Castilla y León.

homens e mulheres sentados numa sala a assistir a uma apresentação de um projeto

Aprovado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VI-A España-Portugal (POCTEP) 2021-2027, este projeto, sucessor dos programas ARIEM+ e ARIEM 112 e complementar ao PROTEMPO, tem como "objetivo principal aprofundar a cooperação e a atuação conjunta, à escala transfronteiriça, em matéria de emergência, almejando promover uma melhoria da capacidade de resposta das unidades de emergência transfronteiriças perante eventos adversos relacionados ou potenciados pelas alterações climáticas e riscos tecnológicos com impacto nos ecossistemas da EuroRegião", explica a CIM Alto Minho.

 

A principal inovação deste projeto, adianta, prende-se com a "utilização de ferramentas da Inteligência Artificial (IA) e do recurso a inovações tecnológicas, que permitirão antecipar o comportamento de incêndios e/ou inundações, principais desastres causados pelas alterações climáticas, mas também acidentes derivados de riscos tecnológicos."

 

Por outro lado, este projeto pretende contribuir para o reforço dos meios disponíveis ao nível dos equipamentos, apostando igualmente na formação e capacitação de agentes operacionais e na mobilização e sensibilização da população sobre como reagir perante emergências. O orçamento total do projeto ronda os 4.8 milhões de euros, dos quais mais 538 mil estão afetos à CIM Alto Minho.

 

Durante a sua intervenção, Manoel Batista saudou a intervenção inovadora deste projeto, pela abordagem abrangente que fará, não se focando somente na questão dos incêndios, mas estendendo-se a outros eventos adversos que acontecem por via das alterações ambientais. “O sucesso deste projeto será o sucesso dos nossos territórios que se tornam mais resilientes, mais protegidos e mais capacitados”, salientou.


Marcaram também presença no evento de apresentação do projeto ATEMPO os representantes de todos os parceiros do projeto.




0 comentário
bottom of page