top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Ler Cinema" traz a Paredes de Coura Valter Hugo Mãe, Capicua, Maria João e Isabel Lhano


Arranca esta quinta-feira, 29 de setembro, pelas 21h00, o LER CINEMA, em Paredes de Coura, pretendendo reunir uma vez por mês no Centro Cultural, nomes da música, literatura, artes plásticas, política e cultura para falar sobre os filmes que lhes marcaram.

Em nota de imprensa, o Município adianta Valter Hugo Mãe, Capicua, Maria João e Isabel Lhano, entre outros, como alguns dos nomes já agendados para o LER CINEMA. A primeira sessão deste encontro mensal com a presença do cinema e da palavra, contará com a projeção do documentário “Volta à terra”, de João Pedro Plácido, e também da curta-metragem “Bustarenga”, de Ana Maria Gomes.


Nesta primeira sessão, o LER CINEMA arranca com a presença do curador da programação, Paulo Pinto, e de Nuno Rodrigues, diretor da "AGÊNCIA – PORTUGUESE SHORT FILM AGENCY”, parceira nesta iniciativa.


BUSTARENGA

Como acontece em todos os verões desde que nasceu, Ana vai a Bustarenga, uma pequena aldeia situada na montanha, no interior de Portugal. Aos 36 anos, esta parisiense de origem portuguesa ainda é solteira. Os habitantes da aldeia, preocupados com o seu futuro, fazem-na compreender que o tempo urge. Ana vai ouvir os conselhos e os avisos dos moradores para encontrar o príncipe encantado segundo os preceitos da aldeia.


Título Original: BUSTARENGA Realizador: Ana Maria Gomes Produtor: Miguel Dias, Curtas Metragens C.R.L / Emmanuel Chaumet, ECCE FILMS Argumento: Ana Maria Gomes Fotografia: Ana Maria Gomes Montagem: Suzana Pedro Som: Diana Meireles Língua Original: Francês, Português Duração: 30 minutos Classificação etária: m/12


VOLTA À TERRA


Volta à Terra conta a história de uma comunidade em extinção: camponeses que praticam agricultura de subsistência numa aldeia das montanhas do norte de Portugal, esvaziada pela imigração. Entre a evocação do passado e um futuro incerto, seguimos os 49 habitantes da Uz pelas quatro estações do ano. Entre os habitantes encontramos António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, jovem pastor que sonha com o amor ao anoitecer.


Título Original: Volta à terra Realização e imagem: João Pedro Plácido Argumento: Laurence Ferreira Barbosa, João Pedro Plácido Montagem: Pedro Marques Correção de cor: Paulo Américo Consultor de som: Vasco Pimentel Montagem de som: Hugo Leitão Mistura de som: Denis Séchaud Produção: Luís Urbano, Sandro Aguilar Co-produção: Joëlle Bertossa, Nora Philippe Duração: 78 minutos



0 comentário

Comentarios


bottom of page