top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Ler em Viana promove encontro entre literatura e artes no Centro Cultural | Peneda Gerês TV

09 de abril, 2026.

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe a edição de 2026 do Ler em Viana, Festa do Livro e das Artes entre os dias 18 e 26 de abril. Esta iniciativa, que engloba a 46ª Feira do Livro, é promovida pela Câmara Municipal e programada pela Biblioteca Municipal com o objetivo de aproximar a comunidade da produção literária e artística. Com a presença confirmada de 32 stands, 14 livreiros e 66 editoras, o evento "afirma-se como uma iniciativa estruturante para a formação cultural e cívica da comunidade". Após ter registado 9.000 visitantes no ano passado, a organização manifesta a expetativa de que esse número seja ultrapassado nesta nova edição.

A programação geral do Ler em Viana é diversificada e gratuita, funcionando diariamente das 14h30 às 23h30. A abertura oficial acontece no sábado, dia 18 de abril, com a atuação da Associação Cantadeiras do Vale do Neiva, seguida pela apresentação infantil "A Menina do Mar". O cartaz estende-se por nove dias e inclui debates de relevo, como a conversa sobre Literatura e Política entre Francisco José Viegas e Rodrigo Guedes de Carvalho na segunda-feira. Outro momento de destaque será a sessão "A Última Lição" com Alexandre Quintanilha e Francisco Sena Santos, agendada para o dia 22 de abril.


Cartaz oficial do evento Ler em Viana 2026 exibindo ilustrações de duas figuras humanas a ler sobre um grande livro aberto de capa laranja, com detalhes de ramos de flores e um pássaro.
Ler em Viana promove encontro entre literatura e artes no Centro Cultural

O evento reserva ainda um espaço fundamental para o público escolar através do "Tempo das Escolas", que decorre de 20 a 24 de abril. Estas atividades, que incluem concertos comentados de jazz e sessões de ilustração, exigem pré-reserva obrigatória através dos contactos da Biblioteca Municipal. Para além dos livros, a música marca presença com concertos de Sofia Leão e João Eleutério. Estes espetáculos têm uma lotação máxima de 300 lugares e os bilhetes, com o custo de 6 euros, podem ser adquiridos na plataforma BOL.pt ou na bilheteira local, havendo um desconto de 50% para portadores do Cartão Pentágono Cultural.


A celebração das artes encerra no dia 26 de abril com uma tarde dedicada à obra "Amor de Perdição", contando com a participação de Bruno Paredes e Isabel Campos. Ao longo de todo o certame, o público poderá usufruir de recitais de poesia, teatro e momentos de reflexão sobre cinema e televisão, consolidando Viana do Castelo como um polo vibrante de dinamização cultural.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2026 Peneda Gerês TV

bottom of page