Livrindie 2025 volta a Arcos de Valdevez celebrando o livro e cultura | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
17 de julho, 2025.
A 3ª Edição da Livrindie, Feira do Livro Independente está a chegar a Arcos de Valdevez, prometendo um fim de semana recheado de literatura, música e arte. De 24 a 27 de julho, o Campo do Trasladário será o palco deste evento que se consolida como referência nacional a promoção da cultura independente.

No último fim de semana de julho, de 24 a 27, Arcos de Valdevez recebe a 3ª Edição da Livrindie – Feira do Livro Independente. Este evento, que já alcançou estatuto de referência regional e caminha para o reconhecimento nacional, é uma iniciativa da Contra Escrita Edições, de Filipe Faro da Costa. O objetivo principal é promover o livro e a literatura independentes, abraçando todas as formas de arte que encontram no livro um suporte para expressão. Esta edição destaca-se pelo seu crescimento notável.
Com a participação prevista de dezoito editoras já confirmadas, como Musa Impassível, Mundo da Canção e Planeta Tangerina, e dois autores com banca própria, António Carlos Santos e Jorge Chichorro Rodrigues, a Livrindie 2025 promete uma diversidade ainda maior. O número de apresentações literárias duplicou em relação ao ano anterior, ultrapassando as dezanove, e serão sete os concertos musicais.
A programação inclui ainda uma oficina de fotografia com o renomado fotógrafo Eduardo Pimenta, que requer inscrição prévia, e uma oficina criativa permanente para crianças, a cargo da Plurallma. As crianças terão um espaço dedicado todos os dias, com foco especial na manhã de sábado, 26 de julho, com apresentações de livros infantis e outras atividades lúdicas.
Entre os convidados, destacam-se nomes como Jacinto Lucas Pires, Vítor Correia (AAVEZ) e Daniel Catarino, cuja atuação no sábado à noite promete ser um dos pontos altos do evento. O espaço Open House voltará a oferecer uma oportunidade para novos artistas e autores apresentarem os seus trabalhos.
A Livrindie mantém a sua essência de evento independente, organizado e promovido pela Contra Escrita Edições. Apesar de não contar com financiamento institucional, o seu crescimento e reconhecimento são evidentes no apoio da Sociedade Civil Arcuense e de outras entidades, como Glimpsy Beats, CarVez e Lima-Escape. O Município de Arcos de Valdevez contribui com apoio logístico e licenciamento.
A organização reafirma o seu compromisso em dar continuidade a este projeto que, desde 2023, cresce de forma significativa e sustentável, promovendo ativamente a leitura, o livro e a cultura em Portugal.
Comments