top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

M40 Portugal e Portugal Mixed Open vencem VIII Torneio Internacional ArcosTouch

26 de Junho, 2024

O Clube de Rugby Os Garranos, de Arcos de Valdevez, com o apoio da Autarquia Arcuense, do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV), da União de Freguesias de Salvador, Vila Fonche e Parada e da Associação Touch Rugby Portugal, organizaram no passado fim de semana a oitava edição do Torneio Internacional ArcosTouch. Este é o maior e mais antigo Torneio de Touch Rugby em Portugal.



equipa de rugby de M40 com a bandeira de Portugal

Foram 18 as equipas participantes na oitava edição do ArcosTouch (6 na categoria Mixed Open - obrigatório no mínimo 3 femininos em campo e 12 equipas na categoria Open All - sem restrições no número de participantes masculinos e femininos).


Para além dos dois Clubes Arcuenses ("Garranos" e CRAV), participaram a nível nacional equipas de Lisboa, Porto, Braga, Trofa, Guimarães e ainda as quatro Seleções Nacionais que irão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Touch, que se realiza no próximo mês de julho, em Inglaterra. De fora do país, marcaram presença, a Seleção Nacional de Espanha M45, a equipa francesa “As Thoux”, da região de Toulouse e da Inglaterra, a equipa Warlingham Wildcards, da região de Londres.

jogadores de rugby todos juntos em foto de grupo

O Torneio decorreu em simultâneo no Estádio de Rugby e no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.


A final do Open All foi vencida pela Seleção Nacional M40, contra a Seleção Nacional M45.  Na categoria Mixed Open, a Seleção Nacional levaria por vencida a equipa local d' "Os Garranos". Nesta Categoria o MVP (melhor jogador em campo) Masculino foi João Ricardo (Portugal Mixed Open) enquanto que a escolha do MVP Feminino recaiu sobre Melodie Dias (Clube de Rugby os Garranos). Na categoria "Open All" o escolhido foi João Ramoa (Portugal M45).

grupo de atletas de rugby
Portugal Mixed Open

A organização do evento atribuiu ainda o "Prémio Amizade" a Erick e Linda Acker; ex-dirigentes do Touch Rugby Mundial, que ao longo dos anos têm ajudado no desenvolvimento do Touch em Portugal e em particular em Arcos de Valdevez.

prémios em forma de espigueiros

Para a cerimónia da entrega de prémios, para além da organização do evento, estiveram presentes o Presidente da Associação Touch Rugby Portugal, Eduardo Seabra, e o Presidente da Autarquia Arcuense, João Manuel Esteves, que enalteceram a organização do evento e reforçaram a singularidade e importância deste desporto que permite a prática desportiva conjunta de homens e mulheres de todas as idades.


Mas o "ArcosTouch" vai para além da competição desportiva e preocupa-se também em promover a região. Assim, a receção aos participantes foi realizada na sexta-feira ao final da tarde, na esplanada do CRAV, seguido de um jantar convívio no exterior, na Valeta.


No sábado, o jantar do Torneio foi servido na Valeta, no centro das festividades de São João, com os participantes "fantasiados a rigor" como é apanágio no Touch Rugby. 

jogadores divertidos na festa do São João

O domingo foi reservado para os participantes conhecerem um pouco um concelho através de caminhadas pela Ecovia, visitas ao Parque Nacional e passeio pela vila.


"Esta edição do ArcosTouch foi mais uma vez um sucesso e a organização promete regressar para o ano, como sempre no final de junho, no fim de semana próximo das festividades de São João", adianta a organização.


Foto de capa: © Luís Pacheco Photography



0 comentário

Commentaires


bottom of page