A época natalícia já se começa a sentir um pouco por todo o lado. Em Arcos de Valdevez, a programação para esta quadra começa já a partir de hoje, 30 de novembro, com a inauguração da iluminação nas principais ruas da vila, e o Município preparou cerca de quatro dezenas de espetáculos/iniciativas, que vão desde exposições, mercado de Natal, concertos, desporto, e outras atividades, pensadas para usufruir em família. De 30 de novembro até 6 de janeiro de 2023, Arcos de Valdevez vai espalhar Magia de Natal.
A iluminação de Natal na Zona Histórica vai ser ligada, hoje, 30 de novembro, entre as 18h00 e as 19h00, tendo em conta as restrições do Governo quanto à poupança de energia. A parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) mantém-se, tendo ficado a iluminação natalícia, decoração de ruas e sonorização a cargo daquela associação, pelo valor de 30.000 euros. Este ano, de acordo com o Vice-presidente Executivo da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo, “houve um aumento da iluminação, para dar maior visibilidade às ruas, sendo que nas principais vias, a intensidade de luz das decorações é maior, e em lâmpadas LED de baixo consumo”. A iluminação de Natal permanecerá até 8 de janeiro.
Francisco Peixoto Araújo falou da importância destas iniciativas no concelho de Arcos de Valdevez, uma vez que dinamizam o comércio, salientando a preocupação dos empresários com a decoração das montras, de forma a receber o consumidor, os turistas e os emigrantes. Frisou ainda que a parceria com o Município e as associações do concelho é de "extrema importância, porque os empresários sentem-se mais apoiados, o que dinamiza o tecido empresarial, tornando-o mais atrativo, criando assim mais riqueza para o nosso concelho". Referiu ainda, que à semelhança dos anos anteriores, a ACIAB aposta no Sorteio de Natal e no Concurso de Montras, que até ao momento, conta com 75 empresas aderentes. Por sua vez, o Sorteio de Natal, com mais de 13 mil euros em prémios, conta com a adesão de 150 empresas e serão distribuídos 50.000 bilhetes pelas empresas participantes para colocar na tombola. O sorteio terá lugar dia 6 de janeiro de 2023, pelas 17h00, na sede da ACIAB, em Arcos de Valdevez.
Na apresentação pública da programação de Natal, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, destacou o “espírito solidário e grande envolvimento social com as escolas e IPSS”, em várias iniciativas, com destaque para a Exposição de Árvores de Natal, de 7 de dezembro a 8 de janeiro.
O autarca referiu que houve a preocupação de preparar uma programação eclética, com “um conjunto de 40 propostas para todos os gostos, para que todos pudéssemos ter a nossa magia da forma que cada um entender”. Este ano, há uma novidade, que é o Roteiro dos Presépios de Natal, uma iniciativa que visa descentralizar a oferta cultural, que vai desde a rede de equipamentos culturais do concelho (Paço de Giela, Centro Interpretativo do Barroco; Oficinas de Criatividade Himalaya; Casa das Artes), passando ainda pela Porta do Mezio, Soajo, Lagoas de Travanca, Couto, Aguiã e Senharei. João Manuel Esteves explicou que “em vários sítios de Arcos de Valdevez há vários presépios que as pessoas podem visitar. Aquilo que quisemos foi que as pessoas façam um roteiro para passarem mais tempo em Arcos de Valdevez, e assim também poderão ajudar mais o turismo e o comércio local”. O investimento geral por parte da Autarquia nesta programação de Natal é de 75 mil euros.
Destaque também para o Musical infantojuvenil “MADAGASCAR”, dia 11 de dezembro, pelas 16h00, no Auditório da Casa das Artes.
O Mercado de Natal é outro “chamariz” para as pessoas virem num fim de semana alargado, onde será possível adquirir produtos da região e de artesanato, com “preços locais”, contribuindo assim para a dinamização do comércio local. O Mercado de Natal terá 500 m2 de espaço expositivo e de animação e contará com 26 expositores. Realiza-se de 15 a 18 de dezembro, no Campo do Trasladário.
O espetáculo teatro de Marionetas gigantes “Lúmen – Uma História de Amor” é outro dos destaques do Município para o dia 16 de dezembro, a acontecer na tenda montada no Campo do Trasladário e Jardim dos Centenários.
O desporto volta a marcar presença na programação de Natal, com a corrida solidária “Natal Run”, dia 18 de dezembro, em que cada participante deve levar um bem alimentar essencial como inscrição (bens aceites: atum, salsichas, arroz, massa, leite, azeite e óleo). Os alimentos recolhidos serão entregues à Associação Cáritas – Delegação de Arcos de Valdevez. A realização do Natal Run tem como objetivo a recolha de alimentos para ajudar famílias carenciadas. Inscrições e mais informações sobre o evento aqui .
A música também está presente nesta programação, com destaque para o concerto dos UHF “Podia ser Natal”, com participação do coro “Arcos Vocale” (CMDAV), dia 19 de dezembro na Casa das Artes, e o concerto da cantora Áurea “The Christmas Show”, no dia 21. Ambos os espetáculos acontecem às 21h30. Já no dia 22 de dezembro, o Centro Interpretativo do Barroco acolhe o Concerto de Música Antiga - Ensemble na Rota do Peregrino “Trovadores e Menestréis nas Cantigas de Santa Maria (século XIII)”, pelas 21h30. Concerto com entrada gratuita.
“Natal nas Ruas” vai invadir as ruas do Centro Histórico de Arcos de Valdevez com animação, de 19 a 23 de dezembro.
O Município tem ainda a decorrer a iniciativa dos pinheirinhos, em que está a oferecer pinheiros para "um Natal mais amigo do ambiente", com uma mensagem para que a comunidade cresça e seja sustentável, para haver um correto ordenamento do território do ponto de vista da floresta. Os residentes podem escolher e levantar a sua árvore no Mercado Municipal. “As árvores disponíveis são obtidas em operações de desbaste, que permitem a eliminação das exemplares jovens demasiado próximas”, explica o município. Com esta ação, além de evitar o corte de árvores viáveis, pretende-se “contribuir para a limpeza da floresta e para a existência de pinheiros adultos saudáveis”.
O Município destaca ainda as atividades para as crianças, com Aventuras de Natal, atividades proporcionadas pelos equipamentos culturais do concelho, como “Férias com História”, no Paço de Giela; “Oficinas de Férias”, nas Oficinas de Criatividade Himalaya; a Porta do Mezio tem também atividades alusivas ao Natal, “É tempo de Natal na Porta do Mezio”, e a Biblioteca Municipal e a Casa das Artes apresentam “Férias dos Duendes”.
No dia 31 de dezembro, à meia-noite, Arcos de Valdevez dá as boas-vindas ao novo ano, como habitualmente, no Campo do Trasladário, que este ano vai contar com animação musical a cargo do conjunto local Lider Som.
Comments