Mais de 93 mil peregrinos cruzaram a centenária ponte que liga Valença a Tui, em 2022
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Mais de 93 mil peregrinos cruzaram a centenária ponte que liga Valença a Tui, em 2022



A Eurocidade Tui - Valença é, cada vez mais, uma das grandes referências das rotas dos Caminhos de Santiago. De acordo com a autarquia d Valença, em 2022 foram mais de 93 mil os peregrinos que passaram neste traçado secular.

Este é o número de peregrinos que, em 2022, fizeram o Caminho Português e levantaram a certidão na Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela. A Câmara Municipal de Valença estima, no entanto, que "esse número será bem superior (cerca de 120 mil peregrinos)", adiantam, "já que se estima que aproximadamente 25% não levanta o certificado da peregrinação", justificam em nota de imprensa.


"A recuperação pujante do Caminho Português para Santiago, após uma longa diminuição das peregrinações motivadas pela Pandemia do Covid-19, está a dar um alento crescente a estas rotas. Antes da pandemia, em 2018, tinham passado cerca de 80 mil e em 2014, esse número rondava os 35 mil peregrinos na Eurocidade.", lê-se na mesma nota.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “estes números refletem a importância crescente dos Caminhos de Santiago em Valença. A tradição, a espiritualidade, a hospitalidade, a segurança e a valorização deste caminho secular, em Valença, contribuem para a aumento da dinâmica e atratividade do nosso município”.


"A Eurocidade Tui-Valença é a grande porta de entrada do Caminho Português para Santiago de Compostela na Galiza.", refere a mesma nota. Um traçado onde confluem os peregrinos do Caminho das Torres, Caminho da Costa e Caminho Português Central.


O número total de peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela em 2022 e recolheram o certificado de peregrinação foi de 437 mil, um número histórico, superior em 25% a 2019.


Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, a meio da ponte internacional sobre o rio Minho, tendo de um lado a emblemática e imponente Fortaleza de Valença e do outro a magnífica Catedral de Tui.




0 comentário
bottom of page