Melgaço: Fins de Semana Gastronómicos com Sabores Autênticos e Desconto em Alojamento
- Jorge da Costa
- 9 de mar.
- 3 min de leitura
09 de fevereiro, 2025.
Melgaço prepara-se para receber mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos, de 21 a 23 de março. Durante três dias, os visitantes poderão deliciar-se com a gastronomia tradicional, beneficiar de descontos em alojamento e participar em experiências autênticas neste concelho do Alto Minho.
De 21 a 23 de março, Melgaço transforma-se no destino gastronómico de eleição com a celebração de mais uma edição dos “Fins de Semana Gastronómicos”. Durante este período, os apreciadores da boa mesa poderão saborear pratos regionais emblemáticos como os bifes de presunto, o cabrito do monte assado no forno e o bucho doce, em 12 restaurantes aderentes que prepararam menus especiais para a ocasião.

Esta iniciativa, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, conta com o apoio do Município de Melgaço, que preparou um programa complementar rico em cultura e experiências genuínas. Para além da oferta gastronómica de excelência, os visitantes poderão ainda usufruir de um desconto de 10% nos alojamentos aderentes, válido para as noites de sexta-feira e sábado, e de entrada gratuita nos espaços museológicos da Rede Melgaço Museus.
A Adega Sabino, a Adega do Sossego, o Mini-Zip, O Brandeiro, a Tasquinha da Portela, “O Adérito”, “O Foral de Melgaço”, MiraCastro, Miradouro do Castelo, “O Laboreiro”, Tasquinha Castreja e Sabor do Céu são os restaurantes que aderiram a esta ação. Nestes espaços, para além de degustarem refeições memoráveis, os clientes serão presenteados com um copo de vinho alvarinho de Melgaço, como gesto de boas-vindas.
Mas os “Fins de Semana Gastronómicos” em Melgaço são muito mais do que uma celebração do paladar. Em parceria com entidades locais, foram preparadas diversas atividades para imergir os visitantes na cultura e hospitalidade únicas da região. Será possível participar numa experiência com os Pescadores – “A lampreia e as Pesqueiras do Rio Minho” – e aprender a arte da pesca artesanal com os pescadores do rio Minho. Haverá também a experiência com o Apicultor – “Abelhas Mansas” – que permitirá interagir com abelhas sem fato de proteção e visitar o Centro de Artesanato. Para os amantes de queijo, a experiência “Cabrinhas Felizes” oferece uma visita à ordenha da queijaria Prados de Melgaço, com prova de queijos de cabra artesanais, produzidos num ambiente de bem-estar animal.
O Município convida ainda a explorar a Rede Melgaço Museus, com entrada gratuita durante estes dias, que inclui o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, o Museu do Cinema Jean Loup-Passek, o Espaço Memória e Fronteira e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro. Sugere-se também uma visita à "Porta de Lamas de Mouro" do Parque Nacional da Peneda-Gerês e aos percursos pedestres da região.
Para os mais aventureiros, empresas de animação turística local prepararam diversas atividades radicais como rafting, passeios TT guiados, escalada, slide, arvorismo, percursos pedestres e saltos.
Para quem pretenda pernoitar em Melgaço durante os “Fins de Semana Gastronómicos”, há um desconto de 10% no alojamento nas noites de sexta e sábado, nos seguintes espaços aderentes: Hotel Boavista***, Hotel Mira Castro ***, Monte Prado Minho Hotel & Spa ****, Hotel Castrum Villae ***, Quinta da Calçada, Solar do Castelo, Melgaço Alvarinho Houses, Casa da Cevidade, Quinta de Remoães, Casas da Assureira, Casa do Fasco, Casa do Barbeiro, Casas da Aldeia de Pontes, Casa da Bica, Casa Fonte do Carvalhinho, Casa do Xisto, Casa do Piorno, Casa do Castanheiro, Casa das Pesqueiras, Casa Fonte do Laboreiro, Casa dos Côtos, Casa Vales do Laboreiro, Casa da Costa, Casa do Rego, Casa do Posto da Guarda Fiscal, Casa Alagoa, Casa de S. Marcos, Miradouro do Castelo, Casa das Bouças e Bungalows da Peneda.
Programa completo e lista de aderentes disponíveis aqui.
Comments