top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Melgaço: Obras do Trilho do Mouro e Zona de Lazer das Veigas vão ser inauguradas na próxima semana

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vai inaugurar, no próximo dia 23 de junho, sexta-feira, as obras do Trilho do Mouro e da Zona de Lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, Melgaço. Os projetos representam um investimento de cerca de 500 mil euros e são uma aposta do município em afirmar Melgaço como um destino turístico.




ponte pedonal sobre um rio com água cristalina

Os projetos em questão vêm completar a oferta de Melgaço no que respeita ao Turismo de Natureza, que, de acordo com a autarquia, "tem registado um enorme crescimento, atraindo visitantes de Portugal, mas também internacionais."


«São duas importantes e relevantes obras, que se assumem como potenciadoras da melhoria da experiência do nosso produto âncora, o Turismo de Natureza, e das condições de usufruto do nosso território.», atenta o autarca, Manoel Batista.


TRILHO DO MOURO


Este trilho desenvolve-se ao longo do vale do Rio Mouro, atravessando as aldeias de Cousso, Gave e Parada do Monte, num total de 18,4 km.

O Rio Mouro é resultado da confluência de três nascentes, todas em Lamas de Mouro, e daqui começa a ganhar consistência.


O seu pequeno caudal vai aumentado, percorrendo cerca de 30 quilómetros até desaguar na margem esquerda do Rio Minho, na localidade de Ponte de Mouro, concelho de Monção. No seu trajeto, propicia um contacto interessante com um rico e vasto património natural e paisagístico, sustentado em águas cristalinas, límpidas e refrescantes e pontuado por locais paradisíacos que apelam à reflexão e ao descanso.

O trilho do Mouro, num investimento de cerca de 300 mil euros, foi implementado com fundos comunitários, no valor de, aproximadamente, 170 mil euros (FEDER/NORTE2020). Este trilho faz parte de uma rede mais alargada, com 15 trilhos, num total de 150 km de extensão e que permite descobrir os recantos de Melgaço a palmilhar o território. Com a conclusão deste trilho fica, por agora, completa a Rede de Trilhos de Melgaço (saiba-se que o investimento total na rede superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos do FEDER, FEADER e VALORIZAR - Turismo de Portugal).


ZONA DE LAZER DAS VEIGAS


O Município de Melgaço reabilitou os edifícios da zona de lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, para alojamento de apoio à rede de percursos pedestres e cicláveis.


A área de lazer das Veigas compreende alguns edifícios que outrora foram destinados a casa do guarda-florestal. "Por estarem encerrados há alguns anos, estes estavam em estado de degradação. Assim, a autarquia considerou que era fundamental dotá-los de um novo uso, mais compatível com a localização e que permitisse dignificar a área em questão.", explica nota do município.

vista aérea de uma casa com vários anexos, campo de jogos e tanque quadrado
Zona de Lazer das Veigas

«Será um atrativo diferenciador do nosso território, enquanto espaço de apoio a caminheiros e montanhistas.», considera o autarca de Melgaço.


A ação foi levada a cabo no âmbito do projeto âncora «Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho - Touring Cultural (Património Cultural/Aldeias de Portugal - Minho)» da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho INOVAÇÃO.


Ainda neste contexto, para “aproximar” a área de lazer da vila de Castro Laboreiro, desenhou-se um percurso circular, com alguns miradouros e que passa pela vila de Castro Laboreiro, atravessa o Rio Laboreiro para a respetiva margem esquerda e regressa novamente à área de lazer das Veigas. «Desta forma, promove-se a reutilização do edificado existente, enquanto se promove o pedestrianismo e a fruição da paisagem do PNPG.», refere Manoel Batista.


O investimento é de 199.655,87€, financiado no âmbito do projeto/referência “Op. NORTE-06-3928-FEDER-000187”, com 85% de cofinanciamento.


De visita a Melgaço, Isabel Ferreira irá ainda conhecer o castelo de Castro Laboreiro, um ícone e importante monumento nacional.

mulher vestida de bege, discursando no palanque
Isabel Ferreira - Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

PROGRAMA

9h30 - Receção na Câmara Municipal de Melgaço

10h00 - Inauguração e visita ao Trilho do Mouro

11h00 - Visita ao Castelo de Castro Laboreiro

12h30 - Inauguração da Zona de Lazer das Veigas


Nota: Notícia atualizada às 18h38 com retificações.




0 comentário

Comments


bottom of page